ARGENTINA

ARGENTINA - REPÚBLICA DA ARGENTINA
A Argentina, é o segundo maior país da América do Sul, constituída como uma federação de 23 províncias e uma cidade autônoma, Buenos Aires. É o oitavo maior país do mundo em área territorial e o maior entre as nações de língua espanhola, embora México, Colômbia e Espanha sejam mais populosos.
A área continental da Argentina está entre a Cordilheira dos Andes a oeste e o Oceano Atlântico, a leste. Faz fronteira com Paraguai e Bolívia ao norte, Brasil e Uruguai a nordeste e com o Chile a oeste e sul. A Argentina reivindica o território britânico ultramarino das Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul.
O país também reivindica uma parte da Antártida, sobrepondo as reivindicações do Chile e do Reino Unido no continente antártico, mesmo após todas as reivindicações terem sidos suspensas pelo Tratado da Antártida de 1961.
Lingua oficial é o Espanhol. A moeda é o peso. O código da internet é .ar


ARGENTINA - Embaixada do Brasil em Buenos Aires
Endereço: Calle Cerrito, 1350 - Buenos Aires – AR - CEP: C1010AAF
Telefone: (00xx5411) 4515-2400/2500 - Fax: (00xx5411) 4515-2401
Email: embras@embrasil.org.ar - Site: http://www.brasil.org.ar/


FERIADOS
01/01 - Ano Novo.
06/01 - Dia de Reis ou Epifania.
Março ou Abril - Sexta-feira Santa.
24/03 - Dia Nac. da Memória pela Verdade e a Justiça.
02/04 * - Dia do veterano de guerra e mortos em combate na Guerra das Malvinas.
01/05 - Dia Internacional do Trabalho.
25/05 - Revolução de Maio.
20/06 ** - Dia da Bandeira Argentina.
09/07 - Dia da Independência.
17/08 ** - Morte do general José de San Martín.
11/09 - Morte de Domingo Faustino Sarmiento.
12/10* - Dia da Raça.
08/12 - Imaculada Conceição de Maria.
25/12 - Natal.
* Se o dia é terça ou quarta-feira, o feriado muda para a segunda-feira anterior.
Se o dia é quinta ou sexta-feira, o feriado muda para a segunda-feira seguinte.
** O feriado ocorre na terceira segunda-feira do mês.



BRASÃO - MODELO DO DINHEIRO (MOEDA PESO)

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

ROTEIRO COMPLETO(aproximadamente 2.700 km)
1. PUERTO IGUAZU
2. WANDA
3. PTO ESPERANZA
4. ELDORADO
5. MONTECARLO
6. PUERTO RICO
7. SAN IGNÁCIO
8. POSADAS
9. ITUZAINGÓ
10. ITA IBATÉ
11. SAN COSME
12. CORRIENTES
13. RESISTÊNCIA
14. MAKALLÉ
15. MACHAGAI
16. QUITILIPI
17. PAMPA DEL INFERNO
18. MONTE QUEMADO
19. TACO POZO
20. JOAQUIN V. GONZALEZ
21. EL GALPON
22. RIO DE LAS PEDRAS
23. LUMBRERAS
24. CABEZA DE BUEY
25. SALTA
26. LA CALDERA
27. EL CARMEN
28. EL CEIBAL
29. SAN SALVADOR DE JUJUY
30. VOLCAN
31. TUMBAYA
32. PUMAMARCA
33. CORTADERA
34. ANGOSTO DE LAS BURRAS
35. SUSQUES
36. Po DE JAMA (ADUANA AR/CH)

RESUMO DAS CIDADES DA ARGENTINA
Saindo de Cidad del Leste/Paraguay, voltamos para o Brasil, passando por Foz do Iguaçu e entramos na Argentina realizando os tramites aduaneiros e partimos em direção a Ruta 12, na provincia de Missiones ...









Ruta 12 – PROVINCIA DE MISIONES

PORTO IGUAÇU – PUERTO IGUAZÚ
Porto Iguaçu (em espanhol Puerto Iguazú) é uma cidade da província de Misiones, Argentina.
Localizada a 18 km da área das Cataratas do Iguaçu, a cidade faz parte de uma área urbana conhecida na região como Tríplice Fronteira, que engloba também a cidade brasileira de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, e a cidade paraguaia de Cidade do Leste, do Departamento do Alto Paraná. Separada de suas cidades vizinhas pelo Rio Paraná (de Cidade do Leste) e pelo Rio Iguaçu (de Foz do Iguaçu), Porto Iguaçu conecta-se com a última por meio da Ponte Internacional Tancredo Neves, que une as rodovias RN 12 e a BR-469. Não esquecer de visitar marco das tres fronteiras Argentino.


COLÔNIA WANDA - MINERAÇÃO DE PEDRAS PRECIOSAS
Colonia Wanda é uma cidade da Argentina situada a 47 Km de Puerto Iguazú cuja maior fonte de recursos é o extrativismo mineral de pedras semi-preciosas e preciosas.
A mineração é realizada para escavar e retirar das minas, ricas jazidas de Quartzo, Ametista, Agata e Geodos. È permitido visitar as minas com guias especializados pagando 4 pesos. Existe uma loja que vende desde jóias e pedras preciosas a artigos decorativos. Diante de tantos "exemplares" existe a crença que vc nunca escolhe uma pedra, ela escolhe você!
Vale a pena conhecer é belo e impressionante ...


PUERTO ESPERANZA
Puerto Esperanza é um município da Argentina, localizado no departamento Iguazú, província de Misiones. Sua população é de aproximadamente 16.000 pessoas. Sua atividade econômica é baseada na silvicultura, contando com uma indústria de Celulose e cultivo de erva mate. A cidade foi fundada em 25 de Setembro de 1926 por imigrantes Suíços que tinham por objetivo a exploraração de erva mate.Parte desse município é muito pobre.
Cidade do Motoclube CARAYA, do Evaristo, na entrada da cidade existe uma estátua de uma enorme moto custon feita com peças de carros, pneus de trator, restos de motos e diversos tipos de ferros e metais, a criatividade foi extraordinária.
Uma verdadeira obra de arte!!
Ao passar com a sua motoca em frente a entrada da cidade impossivel não entrar para conhecer.
Uma informação super importante o MC CARAYA, anualmente realiza encontros maravilhosos no mês de setembro.

SAN IGNÁCIO
San Ignacio é um município argentino, localizado na província de Misiones no departamento de San Ignacio. Foi construida naquele que se pode chamar o "Barroco Guarani" e é considerada o mais espetacular exemplo das 30 missões construidas pelos Jesuitas em um território que compreende a Argentina, o Brasil e o Paraguai.
Possui uma população aproximada de 6.312 habitantes.
A cidade conta com as ruínas históricas da Redução Jesuíta de San Ignacio Miní, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1984.
Seu nome é em homenagem a Ignácio de Loyola, religioso católico que fundou a redução indígena. A atração principal é a Igreja construida em estilo romano, uma grande curiosidade desta igreja é que na porta de entrada podem ser observado dois anjos, um de cada lado, um olhando para onde nasce o sol e o outro para onde o sol se põe. Outro detalhe curioso é uma "figueira" cobrindo uma parte das ruínas, a raiz de tem a forma de uma mulher e toda uma coluna envolvida pela figueira, chamada pelos nativos como "arvore do coração de pedra".


POSADAS
Posadas é uma cidade da Argentina, capital da província de Misiones e capital do departamento Capital.
A cidade de Posadas constitui o nodo central estratégico da província de Misiones, é a principal cidade da área metropolitana conhecida como Grande Posadas. Sua localização geográfica e a história da província transformaram Posadas no centro administrativo, comercial e cultural da região. Localizada às margens do rio Paraná, ao sudoeste da província. Conta com 324 km² de superfície com una população estimada em 2009 pelo INDEC de 368.670 habitantes gerando uma densidade de 1137 habitantes por km². Conjuntamente com os municípios de Garupa, Fachinal e Candelária conforma o conglomerado urbano conhecido como Grande Posadas. A Ponte Internacional San Roque González de Santa Cruz, a une com a cidade de Encarnación (Paraguai) e estabeleceu um nexo de elevada dinâmica comercial e turística. Assim a cidade tem se convertido na porta de entrada e saída para as comunicações, especialmente para os habitantes de toda a região que inclui a Argentina, o Brasil e o Paraguai. A primeira facção do Motoclube BR-116 representada pelo integrante e lider da facção Vecino.

Ruta 12 – PROVINCIA DE CORRIENTES



CORRIENTES
Corrientes é uma cidade Argentina da província de Corrientes.Capital da provincia do mesmo nome fundada em 3 de abril de 1588 por Juan Torres de Vera y Aragón com uma população de 268.080 habitantes separada da capital da província de Chaco pelo rio Paraná. È uma das mais antigas cidades da Argentina e principal rota terrestre tomada a centenas de anos por conquistadores e missionários. Possui infra-estrutura turistica muito boa, mantém um estilo urbano e arquitetônico do passado aos mais modernos. Seus museus e igrejas estão repletos de histórias, reliquias culturais e religião.

Ruta 16 – PROVINCIA DE CHACO
Após CORRIENTES, passar pelas cidades PT TIROL, MAKALLÉ, PRES. DE LA PLAZA, MACHAGAI, QUITILIPI, PRES. ROQUE SAEZ PEÑA, PAMPA DEL INFERNO, LOS FRENTONES.

Ruta 16 – PROVINCIA DE SANTIAGO DEL ESTERO
Ainda na Ruta 16 passar pelas cidades PAMPA DE LOS GUANACOS, LOS PIRIPINTOS, EL CABURÉ, MONTE QUEMADO, URUTAÚ, TACO POZO (província de Chaco).

Ruta 34 – PROVINCIA DE SALTA
Continuando na Ruta 16 passar pelas cidades de TOLLOCHE, EL QUEBRACHAL, JOAQUIN V. GONZALEZ, EL TUNAL, EL GALPON, ESTECO e após a cidade de ESTECO entrar na RUTA 34. Na RUTA 34 passar por RIO PIEDRAS, JURAMENTO E PALOMITAS, depois seguir pela Ruta 09 passando pelas cidade de CABEZA DE BUEY E SALTA.

SALTA
É uma das mais importantes cidades do noroeste do país. Esta localizada ao leste da cordilheira dos Andes, no fértil Vale de Lerma, a cerca de 1 187 m acima do nível do mar. Nas últimas décadas a área urbana estendeu-se até alcançar localidades vizinhas, compondo a região que se denomina Grande Salta. Sua localização geográfica é estratégica para as comunicações com a Bolívia e o norte do Chile. É também centro de uma importante região agrícola (principalmente na produção de grãos). Tem um aeroporto internacional General Martín Miguel de Güemes. Famosa por sua arquitetura colonial, em anos recentes se converteu em um importante centro de turismo. Por seus atrativos recebeu o apelido de Salta, la Linda ("Salta, a linda"). De acordo com os estudiosos, a palavra salta foi produto de uma deformação da palavra aimará (os indígenas originais) sagta, que significa la hermosa ("a formosa"), e por fim finalmente permaneceu "Salta, a formosa" ou "linda", como se diz atualmente.

Ruta 51 – PROVINCIA DE SALTA
Saindo de Salta ainda por um pequeno trecho na Ruta 09 entrar a direita em Grl ALVARADO na Ruta 51 em direção a CAMPO QUIJANO, CHORRILOS até SAN SALVADOR DE JUJUY.

Ruta 74 - PROVINCIA DE JUJUY - SAN SALVADOR DE JUJUY

San Salvador de Jujuy, cidade ao noroeste da Argentina, é a capital da província de Jujuy. Tinha uma população de 237.751 habitantes, segundo o Censo 2001. A cidade está situada próximo à porção sul do cânion da Quebrada de Humahuaca, numa região onde montanhas cobertas de florestas se encontram com terrenos mais baixos. San Salvador funciona como um centro econômico e cultural regional. Próximo à cidade são produzidos cana de açúcar, tabaco, frutas cítricas e hortaliças. A mineração de chumbo, zinco, ferro e prata também é importante para a sua econômia. A cidade foi fundada em 1593 num local estratégico, bem na rota percorrida por mulas e que unia a cidade de San Miguel de Tucumán com as minas de prata de Potosí, Bolívia. O auge de San Salvador de Jujuy ocorreu durante o período colonial, porém após a independência argentina em 1816 o status da cidade passou a ser o de apenas uma remota capital provincial. Uma típica de cidade andina. Essa é uma cidadezinha muito aconchegante, boa para dar uma parada e se aclimatar com a altitude elevada (3750m), mais adiante após a aduana Passo de Jama nos seus arredores chega-se ao ponto mais alto da travessia dos andes, a 4983m!

PUMAMARCA
Purmamarca é uma cidade do departamento Tumbaya na província de Jujuy. O povo de Purmamarca (Aymara purma deserto, significa literalmente "povo do deserto", em outra linguagem significa terras incultas, também, intocado pela mão humana, portanto, mais adequado a tradução neste linguagem é "povo da Terra Virgem" e, em quíchua "povo do leão") a 65 km de San Salvador de Jujuy , a 22 km Tilcara . Talvez a vila mais pitorescas e encantadoras da Quebrada de Humahuaca, a ampla Purmamarca Gorge , se assemelha a uma grande frente a Vale do Rio Grande. Os seus enormes Cactos são típicos do eco-sistema da serra e são uma característica da região. Partindo de PUMAMARCA, continuar na RUTA em direção a SUSQUES.

SUSQUES
É uma aldeia atravessada por uma avenida central de cerca de 350 metros de comprimento (três blocos), o que leva a uma interessante relíquia na frente do período colonial espanhol: a capela (chamado na Igreja de Nossa Senhora de Belém Susques) e um antigo pequeno edifício construído no século XVI com adobes e único elemento de sua arquitetura, é considerado o mais antigo templo cristão na província de Jujuy, no interior deste edifício tem paredes decoradas com pinturas de pássaros e flores regionais. Os sinos foram fundidos em bronze. Nesta pequena cidade são tecidas ponchos, alguns artesanatos são feitos de pedra e cerâmica.

Ruta 52 – PROVINCIA DE JUJUY
Após a cidade de SUSQUES seguir pela Ruta 52 em direção a Aduana com o Chile. Não existe cidade até Passo de Jama (aduana AR/CH), passar por diversos desertos de sal, entre eles o Salar de Olaroz, um pequeno trajeto na ruta 70 depois na ruta 52 novamente o Salar de Jama. Nesta região começamos a sentir a altitude, falta de ar, dores de cabeça, reflexo extremamente lento, pouca força, muito mal estar, a motoca que for carburada começa a sentir também, uma grande dica é fechar a torneirinha da gasolina, ou seja conforme for subindo na cordilheira, você deve ir fechando a passagem da gasolina, procurando a mistura idel (arxgasolina), manter a moto em baixo giro aproximadamente 3.000 a 3.500 rpm, evite acelerações fortes que você supera tranquilamente os 5.000 mts que lhe aguardam mais adiante. Sempre manter a ruta 52 até a Aduana com o Chile.

SALINAS GRANDES - MINAS DE SAL - SALAR

Após Susques, ainda na RUTA 52, com suas intensas curvas e lindo visual, chega-se ao deserto de sal, uma mina chamada "GUAYATAIOC III", beira a ruta, você pode entrar e conhecer o SALAR, é possivel também rodar com a motocicleta por cima do sal, uma experiência incrivel, artesãos locais fazem verdadeiras obras de artes em pedras você pode comprar recuerdos. O deserto de Sal esta sobre uma camada de água, isso mesmo, embaixo do salar, água... muita água!
Lembre-se de usar óculos escuros, por causa do sol que reflete no sal!! Um super passeio imperdivel e de graça!!!


PASO DE JAMA – ADUANA ARGENTINA/CHILE
Na imensidade, esplendor, claro céu azul, ar puro do altiplano, tapete pardo aonde vagam vicunhas e guanacos; onde, vigilante desde o alto e majestoso condor, ave sagrada da região, domina o horizonte. A paisagem de beleza irreal plena de magia e cor, convidam para reencontrar-se com o passado, que permite seguir descobrindo nessa estranha solidão, em cada povoado milenar, o mistério do tempo.
Na aduana, depois de toda burocracia entrar no Chile em direção ao DESERTO DE ATACAMA!! Frio, muito frio e tempestades de areia são muito comuns em direção a San Pedro do Atacama... Esteja preparado!
Próximo destino CHILE – SAN PEDRO DE ATACAMA E SEUS ARREDORES.



PRINCIPAIS FOTOS DA ARGENTINA


CLICK AQUI PARA MAIS FOTOS DA ARGENTINA




MAPAS DA ARGENTINA























_________________________________________________________________________________________________________________________________

Receba atualizações, participe deste blog, cadastre-se abaixo