CHILE

CHILE - REPÚBLICA DO CHILE 
Chile, oficialmente República do Chile (em espanhol: República de Chile), é um país da América do Sul que ocupa uma longa e estreita faixa costeira encravada entre a cordilheira dos Andes e o oceano Pacífico. É um dos dois únicos países da América do Sul que não tem uma fronteira comum com o Brasil, além do Equador. O Chile possui um território incomum, o que lhe dá um clima muito variado, indo do deserto mais seco do mundo - o Atacama - no norte do país, um clima mediterrâneo no centro, até um clima alpino propenso a neve ao sul, com geleiras, fiordes e lagos. O deserto do norte chileno contém uma grande riqueza mineral, principalmente de cobre. Atualmente, o Chile é um dos países mais estáveis e prósperos da América do Sul. Dentro do contexto maior da América Latina, é o melhor em termos de desenvolvimento humano, competitividade, qualidade de vida, estabilidade política, globalização, liberdade econômica, baixa percepção de corrupção e índices comparativamente baixos de pobreza. Também é elevado o nível regional de liberdade de imprensa e de desenvolvimento democrático. Sua posição como país mais rico da região (empatado com o México), em termos de produto interno bruto per capita.A capital é a cidade de Santiago, Linga Oficial é o ESPANHOL, a moeda é o PESO CHILENO (CLP). Código da internet . cl, código de telefone +56.

CHILE - Embaixada do Brasil em SANTIAGO
Endereço: Calle Alonso Ovalle, 1665 - Centro
Santiago – Chile
Telefone: (00xx562) 698-2347 / 2348 / 2486 / 2487
Fax: (00xx562) 671-5961
Email: embrasil@brasembsantiago.cl
Site: http://www.embajadadebrasil.cl/

FERIADOS
01/01 - Ano Novo.
06/01 - Dia de Reis ou Epifania.
Março ou Abril - Sexta-feira Santa e Páscoa.
01/05 - Dia Internacional do Trabalho.
21/05 – Dia das Glórias Navais.
29/06 - Dia de São Pedro e São Paulo.
16/07 – Dia da Virgem do Carmo.
15/08 – Assunção de Nossa Senhora.
18/09 – Primeira Junta Nacional de Governo.
19/09 – dia das Glórias do Exército.
12/10 - Descobrimento dos Mundos.
31/10 – Dia das isilias evangélicas e Protestantes.
01/11 – Dia de todos os Santos.
08/12 - Imaculada Conceição de Maria.
25/12 - Natal.

BRASÃO - MODELO DO DINHEIRO (PESO CHILENO)

















ROTEIRO COMPLETO(percorrer aproximadamente 1.700 km)
1. PASSO DE JAMA (ADUANA CHILE/ARGENTINA)
2. RESERVA NACIONAL LOS FLAMINCOS
3. SAN PEDRO DE ATACAMA
4. VALLE DE LA LUNNA
5. ALDEA DE TULOR
6. BAÑOS DE PURITAMA
7. GEISER EL TATIO
8. CASPANA
9. CALAMA
10. CHUQUICAMATA (MINA DE COBRE)
11. TOCOPILLA
12. IQUIQUE
13. BAQUEDANO
14. HUARA
15. TILLIVICHE
16. TANA
17. CUYA
18. ARICA
19. CHACALUTTA/Po DE CONCÓRDIA (ADUANA CH/PE)

AS CIDADES DO CHILE E O QUE VISITAR
Depois de Passo de Jama/Argentina, entrar no Chile e seguir em direção a San Pedro de Atacama.
 


SAN PEDRO DE ATACAMA
San Pedro de Atacama é uma comunidade da província de El Loa, localizada na Região de Antofagasta. Localiza-se a 2.400 metros de altitude. Por ser um lugar ímpar numa região inóspita como o Atacama, é denominada de oásis de San Pedro de Atacama. Originalmente um centro de parada do deserto, origina-se a partir de sua Igreja de San Pedro, construída pelos jesuítas espanhóis no início do século XVIII. Apesar dos esforços do Governo chileno, esse local permanece ainda hoje como um lugarejo bem aprazível no deserto do Atacama. Foi o principal centro da cultura atacamenha, e atualmente é um grande centro turístico no Atacama. Pontos turísticos:
• Museu arqueológico Padre Le Paige rico em cerâmica atacamenha, múmias, tecidos, e objetos religiosos, etc..
• Igreja de San Pedro do início do século XVI, uma bonita contrução legada pelos antigos colonizadores espanhóis.
• Centro artesanal de San Pedro do Atacama.

VALLE DE LA LUNA
Valle de la Luna (Vale da Lua) é um paraíso natural, localizado em pleno Deserto do Atacama. Possui uma grande quantidade de iguanas de origem africana trazidas pelos escravos na época em que os espanhóis os traziam para o Chile. Localizado em um vale de origem vulcânico, o local, mais parece um vale lunar com uma rara beleza e um variado número de espécime animal e vegetal, se comparado com o resto do Atacama. Não se pode deixar de visitar também o caminho do tesouro perdido e a gruta "El Azzi". Assistir ao pôr do sol no alto das rochas é passeio obrigatório, prepare-se para uma boa caminhada no meio das rochas até o cume, é um momento impressionante de rara e única beleza.

ALDEA DE TULOR
Situada a 10 Km do sudoeste de San Pedro de Atacama, entre a emblemática Cordilheira de Sal e as dunas de areia, se localiza a Aldea de Tulor, um antiqüíssimo conjunto habitacional reconhecido em 1956 pelo sacerdote jesuíta Gustavo Lê Paige. A aldeia é composta por uma série de estruturas circulares interconectadas entre si e possuem diversas funções de acordo com as atividades cotidianas que se desenrolam no seu interior. Foi construída sobre solo argiloso e foi sepultada pelo avanço do deserto. Tulor tem um quilômetro de comprimento, compreendendo cerca de 10 locais com vestígios arquitetônicos e vários setores de alfarería fragmentada, são 5.600 metros quadrados de construções de barro em 22 recintos circulares ao redor dos quais foi construído um sistema de muralhas. É o primeiro registro histórico de um assentamento humano na zona norte do Chile, e um dos sítios arqueológicos mais antigos descobertos neste país, cuja arquitetura se assemelha com as culturas pré-colombianas dos Andes.

RESERVA NACIONAL LOS FLAMENCOS
Esta reserva foi criada em 1990 e é dividida em setores localizados no município de San Pedro de Atacama. Cada setor tem uma geografia, flora, fauna e hidrografia diferente. São eles: Salar de Tara; Salar de Pujsa; Miscanti – Miñiques; Soncor e Quelana.

LAGUNA CEJAR
Laguna Cejar e Tembinguinche. Laguna Cejar é uma laguna salgada com formações muito bonitas e nadando nela, tem-se a mesma sensação de estar nadando no Mar Morto na Europa, devido a alta concentração de sal, ou seja, por mais que se tente, é impossível afundar. A primeira lagoa é a Laguna Cejar de cor esmeralda e margens cristalizadas pelo sal.
É permito banhar-se na lagoa, assim você poderá sentir o efeito gravitacional produzido pela quantidade de sal condensado; o corpo flutua facilmente e provoca um grande relaxamento. Aconselha-se a não andar sem sapatos, pois as margens têm crostas de sal bem afiadas que podem cortar a pele facilmente. Também é necessário levar garrafões de água para tirar o sal do corpo, depois do banho. No período do inverno impossivel entrar na água pela baixa temperatura, no verão a temperatura da água é agradável e suportável, procure realizar este passeio e entrar na lagoa por volta das 15 horas assim a água estara mais aquecida por causa do sol. Não esquecer de levar garrafões de água para tomar banho.

TOCONAO


Toconao localiza-se no Deserto de Atacama, no Chile. É uma região curiosa, o povo da Pedra Branca está situado no limite oriental do Salar de Atacama, a 38 Km de San Pedro de Atacama. Sua altura alcança 2.485 metros. Sua população vive da exportação de pêras, damascos, ameixas, entre outros. Atualmente Toconao tem se convertido em um centro artesanal que produz importantes esculturas em pedras vulcânicas. Ao redor de Toconao, se encontram as crateras de pedra vulcânica e a “Quebrada del Jerez”, uma preciosa e profunda quebrada regada pelo Rio Toconao. Possui casas construídas com pedras quase em sua totalidade. A construção é sempre quadrada e as pedras dispostas de uma maneira que resultam em uma assimetria completa. Os trechos no interior são de bastões, colocados muito juntos sobre troncos de árvores rusticamente polidos. Toconao também se destaca pela Torre Campanário de sua Igreja construída em três corpos de barro e pedra com sua cúpula de madeira de cactos, que entrega à praça do povo um grande valor estético e arquitetônico.

LAGUNA CHAXA
Em San Pedro de Atacama (Chile), na Comunidade Atacamenha de Tocano, se localiza a Laguna Chaxa - Sector Soncor, onde fica a Reserva Nacional "Los Flamencos". “Soncor” é um sistema de lagoas e vales férteis situados na parte oriental do Salar de Atacama a uma distância aproximada de 62 Km de San Pedro de Atacama e a 24 Km do povoado de Toconao, no Chile. O Salar de Atacama é estimado em 2.300 metros de altitude. Na sua superfície é possível observar crostas de sal, que são geradas pela constante acumulação de cristais produzidos pela evaporação das águas subterrâneas de intensa carga salina. Esses processos de evaporação resultam em diversos contrastes.
Algumas atrações turísticas da Região: Valle de Jere; Cantera de Piedra Liparita; Iglesia y Campanário; Sector Vilaco e Campanha; Laguna Chaxas e Soncor; Sector Tambillo.

PUKARÁ DE QUITOR
Pukara de Quitor, uma fortificação perto de San Pedro de Atacama, onde os atacamenhos se defenderam dos Incas e depois os Incas se defenderam por vinte anos dos espanhois.

BAÑOS DE PURITAMA
Puritama Los Baños, um nome indígena significa "água quente", está no deserto, um pouco mais de 30 quilômetros ao norte de San Pedro de Atacama, a 3.475 metros acima do nível do mar. Essas nascentes são conhecidas há séculos pelos moradores, mas apenas alguns anos atrás foram aberto ao público e turismo, para que ainda conservam a sua pureza e encanto. Rodeado pelo deserto, Baños de Puritama possui confortáveis instalações adequadas para o descanso dos viajantes que querem desfrutar da natureza e da paisagem deslumbrante do deserto. A área em torno das Termas de Puritama é mundialmente famosa por seus sítios arqueológicos.

GÊISER EL TATIO
El Tátio (gêiseres), a 4.300 metros de altitude aos pés do vulcão Tatio, esse campo geotérmico é uma das principais atrações do país. Todos os dias, ao amanhecer, afloram violentos jatos de vapor desde os poços de água fervente. O conjunto formado pelo colorido do solo, o céu limpo e as colunas de até 6 metros de vapor é de rara beleza. El Tatio é uma das mais encantadoras paisagens da Região II, emerge à superfície através de fendas da casca terrestre, atingindo uma temperatura de 85ºC, esta localizado a 90 km de San Pedro do Atacama. Recomenda-se sair de madrugada aproximadamente as 3h. é necessário levar roupas quentes porque a temperatura pode cair abaixo de zero. O centro da região mais ativa de El Tatio está localizado a 22º20'00s / 68º00'39w. Observe a sunga congelada após nadar em uma lagoa de água quente com aproximadamente 28º positivos, enquanto que na superficie a temperatura estava a -17º negativos, a sunga congelou em menos de 5 minutos. Entrar na lagoa é uma delicia o duro é sair!!

CASPANA
Caspana é uma região de muita história. Em um dos afluentes do Rio Loa se situa o povo de Caspana, a 3.264 metros, na II Região, província de El Loa, a 96 Km ao nordeste da cidade de Calama. Toda a zona tem um piso de relevo vulcânico, o que tem sido prejudicado com o passar do tempo, formando quebradas que baixam desde os cumes. O solo vulcânico permite uma vegetação escassa, definida como xerófila do reino floral andino, basicamente composta por gramíneas, e algumas comunidades de arbustos. A partir de 1977 Caspana começou um forte desenvolvimento em sua infra-estrutura, com a construção de una escola onde existem, aproximadamente, 160 alunos matriculados, provenientes dos povos de Toconce, Cupo, Ayquina, Lasana e San Francisco de Chiu-Chiu. Na atualidade, Caspana conta com um museu de 312 metros quadrados onde se pode apreciar o material arqueológico proveniente do mesmo povo. Sendo Caspana uma área de grande valor arqueológico, se encontram vários assentamentos pré-hispânicos em um raio de 14 Km. Ao longo do Rio Caspana, em Cablor e Pila, estão os sítios mais recentemente conhecidos até hoje.

LAGUNA CHIU CHIU
Em direção a Calama, no meio do deserto, existe a laguna Chiu Chiu (22º20'20s / 68º35'59w). Ela é um perfeito círculo, com 150 m de diâmetro, cujo fundo nunca foi alcançado. O nevado ao fundo é o Vulcão Paniri. Segundo a lenda, a linda princesa Inca Coya, amada de Atahualpa, por uma traição, jogou-se no lago com seu filho. As águas assumiram a cor dos olhos da princesa. Com o mesmo nome da laguna da princesa Coya, encontramos o pueblo de Chiu Chiu.

PUKARA DE LASANA
A partir de Chiu Chiu, seguindo em direção ao norte pelo vale do rio Loa encontramos o pukara de Lasana, no pueblo de mesmo nome. O forte ou pukará de Lasana é um labirinto gigante com diferentes níveis. É uma fortaleza do século XII, muito conservador, destacam-se mais de 100 edifícios construídos em pedra, situado sobre uma falésia contra o rio e muralhas a oeste, localizada a 84 km de Calama e a uma altitude de 3305m, conhecida pelos seus sistemas de agricultura em terraços e arquitetura Inca de origem ancestrais, é o testemunho e a riqueza da cultura andina na área.

CALAMA
Chegando em Calama, quase tudo por aqui é de Cobre.
Terra do cobre e do rio Loa.
Terra da Equipe de Futebol laranja o "Cobreloa".
Calama é uma cidade oásis no meio de quilômetros de deserto silencioso e rodeada de pequenos povoados, centro da cultura Atacameña e perto dos geisers El Tatio, no deserto de Atacama.
Calama tem sua economia baseada no cobre de Chuquicamata e no turismo, pois aqui está o aeroporto mais próximo de San Pedro, com vários vôos diários para Antofagasta e Santiago.
Calama é uma cidade no Deserto de Atacama no norte do Chile.
É a capital da província de El Loa, parte da Região de Antofagasta.
Calama é uma das cidades mais secas do mundo, com precipitação média anual de apenas 5 mm.

CHUQUICAMATA
A mina de Chuquicamata é a maior mina de cobre a céu aberto do mundo e está localizada próxima a cidade de Calama em pleno deserto do Atacama no norte do Chile. A visitação da mina somente é permitido de manhã e bem cedinho. A escavação da cratera principal foi iniciada em 1882 e hoje atingi dimensões incríveis. Tem 6 quilômetros de comprimento, 4 de largura e uma profundidade de 850 metros. O mineral é retirado durante as 24 horas do dia, 7 dias por semana e o entulho retirado forma montanhas artificiais com mais de 150 metros de altura. De sua cratera saem 600 toneladas/dia de material sendo que somente 1/3 disto é de mineral. Para movimentar tanto material, é usada uma frota com 130 caminhões gigantes, cada um com 7 metros de altura. Só os pneus pesam 3 toneladas e medem mais de 3 metros. A mina de Chuqui, como é carinhosamente chamada é uma impressionante demonstração da habilidade do homem em um ambiente tão hostil como o deserto do Atacama.

TOCOPILLA
Uma cidade que está localizada sobre uma plataforma estreita, cercada pela costa. Uma porta dedicada à exportação de vários produtos, como farinha de peixe e minérios. Suas praias mais famosas são: Punta Blanca, Punta Atala e praias Conchuelas. Menos de 30 km do centro da cidade existem algumas rotas indígenas e coloniais, esta localizada a 163 km de Calama.
Atrações Turísticas: Museus de Arqueologia e Tocopilla, Municipal de Museus de Antropologia.
A Casa do Ex-Administrador, Antigo Hudswell Locomotiva Diesel Clark, Igreja Paroquial, Parque Loa, Torre do Relógio. Caleta El Loa: Esta praia está localizada 90 km ao norte de Tocopilla, uma rota alternativa para Iquique. Esta praia é ideal para a pesca e você pode chegar lá por uma estrada asfaltada. Caleta Punta Arenas: Fica 39 km ao norte de Tocopilla. É apropriado para a pesca e você pode chegar lá por uma estrada de cascalho.

IQUIQUE
Iquique é uma comuna da província de Iquique, localizada na Região de Tarapacá, Chile. Possui uma área de 2.262,4 km² e uma população de 166.204 habitantes (2002). Iquique é capital da província de Iquique e da Região de Tarapacá. Pertenceu ao Peru até 1883, quando foi dado ao Chile pelo Tratado de Ancón após a Guerra do Pacífico. Iquique se destaca por seus Monumentos Nacionais e suas praias. Entre as mais belas se encontram: Primeras Piedras, Brava, Cavancha e Huayquique. A cidade é muito frequentada por turistas atraídos, além das praias, pelos Cassinos, Museu Regional, Naval e Antropológico, assim como pelos edifícios históricos, como o Palácio Astoreca e o Teatro Municipal. Próximo a Iquique é possível encontrar o Parque Nacional Volcán Isluga, com abundante flora e fauna e povos de culturas ancestrais. Na foto, CHUCO PELIGRO, integrante do Motoclube CAZADORES DEL DESIERTO fomos recebidos na sede, pernoitamos por uma noite, depois partimos em direção ao Perú.

BAQUEDANO
É uma vila de 541 habitantes. Aqui você pode visitar o museu e a antiga Estação Ferroviária, Monumento Nacional. Sua importância era devido à sua localização estratégica como o local para o qual cruzou a linha ferroviária do Norte. .
A cidade é também um Museografia Câmara, onde os moradores têm a história do local através de histórias e artigos, fornecer informações turísticas e presentes.

HUARA

Coordenadas 19° 59′ 0″ S, 69° 47′ 0″ W
Está localizado entre as cidades de Iquique e Arica , sendo atravessada pela rodovia Panamericana . Ele inclui as cidades de Pisagua e San Lorenzo de Tarapacá.
Na foto vemos o Gigante do Atacama.

ARICA

Arica é uma cidade portuária esta localizada a apenas 18 km (11 milhas) ao sul da fronteira com o Peru. Entre as atrações estão o Morro de Arica, a praça "fundadores" (para o centro cívico da cidade), a Catedral de San Marcos de Arica, a antiga casa do Governador, a Casa da Cultura, Estação Ferroviária Arica-La Paz , o Museu de Arqueologia e Antropologia de San Miguel de Azapa,onde se encontram as múmias mais antigas do mundo(múmias de Chinchorro)e várias informações sobre os povos antigos da região. Foi uma importante região durante a Guerra do Pacífico, que anteriormente pertencia a Peru. Na cidade de Arica se encontra o estádio Carlos Dittborn, palco de jogos da Copa do Mundo de 1962, onde o Brasil foi bi-campeão mundial.Para entretenimento noturno, há o Cassino de Arica, são mais de 20 km de praias. Arica tem uma infra-estrutura excelente para receber o turista, com muitos bares restaurantes e hospedagens, Arica esta na Rota Bolívia-Peru-Chile.

PASO CONCÓRDIA – ADUANA CHILE/PERÚ

Na aduana, depois de toda burocracia entrar no Perú



PRINCIPAIS FOTOS DO CHILE



MAPAS DO CHILE


























____________________________________________________________________________________________________________________________

Receba atualizações, participe deste blog, cadastre-se abaixo