BRASIL

BRASIL (saindo por Foz do Iguaçu)
O Brasil é uma república federativa formada pela união de 26 estados federados e pelo Distrito Federal. O país conta 5.564 municípios, 183.987.291 habitantes, bem como uma área de 8.514.876,599 km², equivalente a 47% do território sul-americano. Em comparação com os demais países do globo, dispõe do quinto maior contingente populacional e da quinta maior área. È a Nona maior economia do planeta e maior economia latino-americana, o Brasil tem hoje forte influência internacional, seja em âmbito regional ou global. O País possui entre 15 e 20% da biodiversidade mundial, sendo exemplo desta riqueza a Floresta Amazônica, com 3,6 milhões de quilômetros quadrados.Faz fronteira a norte com a Venezuela, com a Guiana, com o Suriname e com o departamento ultramarino da Guiana Francesa; ao sul com o Uruguai; a sudoeste com a Argentina e com o Paraguai; a oeste com a Bolívia e com o Peru e, por fim a noroeste com a Colômbia. Os únicos países sul-americanos que não têm uma fronteira comum com o Brasil são o Chile e o Equador. O país é banhado pelo oceano Atlântico ao longo de toda sua costa norte, nordeste, sudeste e sul. A Capital é a cidade de Brasilia, língua oficial é o Português, a moeda é o REAL, código da internet .br , código de telefone +55.

Feriados Nacionais
Os feriados nacionais são definidos pelas seguintes leis: nº 662 (de 1949), nº 6.802 (de 1980), nº 9.093 (de 1995) e nº 10.607 (de 2002). Os feriados nacionais brasileiros são:
1º de janeiro – Confraternização Universal - Social
21 de abril – Tiradentes - Cívica
1º de maio – Dia do Trabalho - Social
7 de setembro – Independência do Brasil - Cívica
12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida – Religiosa (católica)
2 de novembro – Finados – Religiosa (católica)
15 de novembro – Proclamação da república - Cívica
25 de dezembro – Natal – Religiosa (cristã)
É também feriado nacional o dia em que se realizarem eleições de data fixada pela Constituição. Por sua vez, a Constituição dispõe que as eleições são realizadas no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no último domingo de outubro, quando houver segundo turno.

Feriados Móveis
Carnaval* (terça-feira) - quarenta e sete dias antes da Páscoa.
Quaresma - inicia na quarta-feira de cinzas e termina no Domingo de Ramos (uma semana antes da Páscoa).
Sexta-feira Santa - a sexta-feira imediatamente anterior Sábado da Solene Vigília Pascal - o sábado de véspera
Pentecostes - o sétimo domingo após a Páscoa.
Domingo da Santíssima Trindade - Domingo após o Pentecostes.
Corpus Christi - a quinta-feira imediatamente após o Domingo da Santíssima Trindade.

Feriados Estaduais
A Lei nº 9.093, de 12 de setembro de 1995, incluiu entre os feriados civis, antes apenas os declarados em lei federal, a "data magna do Estado fixada em lei estadual".

BRASÃO - MODELO DO DINHEIRO (MOEDA REAL) 













ROTEIRO COMPLETO (aproximadamente 1.150 km)
1. GUARULHOS
2. OURINHOS
3. DIVISA SP/PR
4. LONDRINA
5. MARINGÁ
6. CAMPO MOURÃO
7. CASCAVEL
8. FOZ DO IGUAÇU
9. ADUANA PARAGUAY

RESUMO DAS CIDADES BRASILEIRAS
GUARULHOS: Cidade natal dos motociclistas, início da expedição, horário de partida 4:00h., local sede do Motoclube BR-116, seguir pela SP-280 até Ourinhos.
DIVISA SP/PR: Próximo a cidade de Ourinhos, aproximadamente 400 kms de Guarulhos/SP.
FOZ DO IGUAÇU: Seguir pela BR-369, aproximadamente 700 kms.
ADUANA BRASIL/PARAGUAY: Entrar pela Cidade do Leste

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BRASIL (retornando por Pacaraima/Roraima)
O Brasil é uma república federativa formada pela união de 26 estados federados e pelo Distrito Federal. O país conta 5.564 municípios, 183.987.291 habitantes, bem como uma área de 8.514.876,599 km², equivalente a 47% do território sul-americano. Em comparação com os demais países do globo, dispõe do quinto maior contingente populacional e da quinta maior área. È a Nona maior economia do planeta e maior economia latino-americana, o Brasil tem hoje forte influência internacional, seja em âmbito regional ou global. O País possui entre 15 e 20% da biodiversidade mundial, sendo exemplo desta riqueza a Floresta Amazônica, com 3,6 milhões de quilômetros quadrados.Faz fronteira a norte com a Venezuela, com a Guiana, com o Suriname e com o departamento ultramarino da Guiana Francesa; ao sul com o Uruguai; a sudoeste com a Argentina e com o Paraguai; a oeste com a Bolívia e com o Peru e, por fim a noroeste com a Colômbia. Os únicos países sul-americanos que não têm uma fronteira comum com o Brasil são o Chile e o Equador. O país é banhado pelo oceano Atlântico ao longo de toda sua costa norte, nordeste, sudeste e sul. A Capital é a cidade de Brasilia, língua oficial é o Português, a moeda é o REAL, código da internet .br , código de telefone +55.

Feriados Nacionais
Os feriados nacionais são definidos pelas seguintes leis: nº 662 (de 1949), nº 6.802 (de 1980), nº 9.093 (de 1995) e nº 10.607 (de 2002). Os feriados nacionais brasileiros são:
1º de janeiro – Confraternização Universal - Social
21 de abril – Tiradentes - Cívica
1º de maio – Dia do Trabalho - Social
7 de setembro – Independência do Brasil - Cívica
12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida – Religiosa (católica)
2 de novembro – Finados – Religiosa (católica)
15 de novembro – Proclamação da república - Cívica
25 de dezembro – Natal – Religiosa (cristã)
É também feriado nacional o dia em que se realizarem eleições de data fixada pela Constituição. Por sua vez, a Constituição dispõe que as eleições são realizadas no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no último domingo de outubro, quando houver segundo turno.

Feriados Móveis
Carnaval* (terça-feira) - quarenta e sete dias antes da Páscoa.
Quaresma - inicia na quarta-feira de cinzas e termina no Domingo de Ramos (uma semana antes da Páscoa).
Sexta-feira Santa - a sexta-feira imediatamente anterior Sábado da Solene Vigília Pascal - o sábado de véspera
Pentecostes - o sétimo domingo após a Páscoa.
Domingo da Santíssima Trindade - Domingo após o Pentecostes.
Corpus Christi - a quinta-feira imediatamente após o Domingo da Santíssima Trindade.

Feriados Estaduais
A Lei nº 9.093, de 12 de setembro de 1995, incluiu entre os feriados civis, antes apenas os declarados em lei federal, a "data magna do Estado fixada em lei estadual".

BRASÃO - MODELO DO DINHEIRO (MOEDA REAL)











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ROTEIRO COMPLETO (percorrer aproximadamente 5.600 km)
3.500 km asfalto, 800 km barco, 1.100 km terra
REGIÃO NORTE
1-) RORAIMA
BR-174, PACARAIMA, MILAGRE, ACARIPARA, SANTA CRUZ, BOA VISTA, MUCAJAI, IRACEMA, CARACARAI, VILA NOVO PARAISO, RORAINÓPOLIS, VILA NOVA COLINA, LINHA DO EQUADOR, JUNDIÁ, RESERVA INDIGENA WAIMIRI ATROARI.

2-) AMAZONAS
BR-174, PRESIDENTE FIGUEIREDO, MANAUS

3-) BARCO MANAUS/AM ATÉ SANTARÉM/PA
BR-163 - SANTARÉM; ALTÉR DO CHÃO, RURÓPOLIS
BR-230 -(TRANSAMAZÔNICA)- PLACAS; URUARÁ; MEDICILÂNDIA; BRASIL NOVO; ALTAMIRA; ANAPU; PACAJÁ; NOVO REPARTIMENTO; REPRESA DE TUCURUI; ITUPIRANGA; MARABA
BR-153 - SAO RAIMUNDO DO ARAGUAIA; SÃO GERALDO DO ARAGUAIA


4-) TOCANTINS
BR-153 - XAMBIOÁ; ARAGUAINA; NOVA OLINDA; COLINAS DO TOCANTINS; BRASILÂNDIA DO TOCANTINS; PRESIDENTE KENNEDY; GUARAI; MIRANORTE; PARAISO DO TOCANTINS; GURUPI; ALVORADA; TALISMÃ.

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AS CIDADES DA REGIÃO NORTE DO BRASIL E O QUE VISITAR


1-)RORAIMA
PACARAIMA
A história do município de Pacaraima está ligada à demarcação da fronteira com a Venezuela pelo Exército, se originando em torno do marco conhecido como BV-8, portal de entrada para o Brasil a partir daquele país.Pacaraima funciona até hoje como entreposto comercial, atraindo diversos compradores de bens de consumo básicos do município vizinho. Pacaraima foi emancipada em 17 de outubro de 1995, sendo o município formado pelo desmembramento do município de Boa Vista, capital do estado. A sede do município de Pacaraima, na fronteira do Brasil com a Venezuela, está cravada numa região de vales cercado por montanhas e serras. A região de temperatura serrana é uma das mais mais amenas de Roraima. Os próprios índios administram alguns serviços turísticos prestados aos visitantes. Alguns atrativos:
Festas tradicionais: Micaraima – Primeiro final de semana após o carnaval.
Pontos turísticos: Trilha da Nova Esperança – Localizado dentro da reserva indígena de São Marcos, possuindo uma grande diversidade de fauna e flora. O acesso exige autorização da Funai.
Sítio Arqueológico da Pedra Pintada – Local de grande riqueza arqueológica, com inscrições rupestres e muitas curiosidades. Acesso pelas rodovias BR-174 e RR-330

BOA VISTA
É a capital e o município mais populoso do estado brasileiro de Roraima. Concentrando aproximadamente dois terços dos roraimenses, situa-se na margem direita do rio Branco. É a única capital brasileira localizada totalmente ao norte da linha do Equador.
Moderna, a cidade destaca-se entre as capitais da Amazônia pelo traçado urbano organizado, lembrando um leque, em alusão às ruas de Paris, na França. As principais avenidas do Centro da cidade convergem para a Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco, onde se concentram as sedes dos três poderes — Legislativo, Judiciário e Executivo. É uma cidade tipicamente administrativa e concentra todos os serviços estaduais.

CARACARI
A "Cidade Porto" de Roraima, às margens do rio Branco, na parte em que ele é profundo o suficiente para a navegação de grandes barcos e navios. Já foi a maior do interior, mas hoje está em decadência com a ascenção de outras cidades. As duas maiores e principais estradas federais de Roraima (BR-174 e BR-210 - "Perimetral Norte") cruzam-se no município, sendo que o trecho de 130 quilômetros entre a sede municipal e a vila de Novo Paraíso faz parte tanto da BR-174 como da BR-210. Seu clima é quente e úmido. O município possui dois pequenos aeroportos, um na sede municipal (asfaltado, 2500m x 80m) e outro em Novo Paraíso (asfaltado). Possui ainda a quarta maior pista de pouso da amazônia, localizada na entrada do município, as margens da BR-174. Na foto o início da avenida Dr. Zanny (os comercios e casas ficam mais para dentro da cidade). Caracaraí tem mais 18.000 habitantes (estimativa 2006).


RORAINÓPOLIS
É O "Eldorado Brasileiro", como disse a revista Veja, devido ao seu estupendo crescimento. O município foi criado em 1995 com terras desmembradas dos municípios de São Luiz, onde se localiza a sede municipal, e São João da Baliza. Possui a segunda maior população do estado. A cidade foi criada com a instalação de uma sede do INCRA, às margens da BR-174, a mais importante do Estado, isso na década de 1970. O INCRA implantou um programa para distribuir terras, isso atraiu pessoas de todo o Brasil. Rorainópolis, assim como todo o estado de Roraima, é formado por pessoas de diversas partes do país, principalmente maranhenses.
A cidade é o maior município do interior de Roraima, tratava-se de uma pequena vila e aos poucos transformou-se em uma cidade com quase 30.000 habitantes(estimativa 2006 - IBGE). Na foto a avenida Ayrton Senna, na periferia da cidade.

LINHA DO EQUADOR
O centro do mundo no Brasil! Esse é o trecho do paralelo que corta a BR-174, no interior de Rorainópolis, em plena Floresta Amazônica.
Estado de Roraima: o centro do mundo no Brasil! Eu estive também no pais Equador cruzando a "Linea do Marco 0". - foto do GPS
Porém no Brasil é decepcionante quando comparado com o Equador a nivel de exploração turistica, no Brasil esta tudo largado e pichado, esta realmente abandonado.
No Amapa, em Macapá, também é cortada pela linha do Equador.
Ali existe um complexo turístico-cultural, onde se destaca o Marco Zero, um obelisco de 30 metros de altura que tem uma abertura no alto.
Bem diferente de Roraima, aonde nada é explorado, seja ele politico, economico, turismo, sócio cultural ou simplesmente apenas de limpeza e organização, um verdadeiro vexame. Na minha visão, extremamente vergonhoso para nós brasileiros.

WAIMIRI-ATROARI
Os Waimiri Atroari, durante muito tempo, estiveram presentes no imaginário do povo brasileiro como um povo guerreiro, que enfrentava e matava a todos que tentavam entrar em seu território. Essa imagem contribuiu para que autoridades governamentais transferissem a incumbência das obras da rodovia BR 174 (Manaus-Boa Vista) ao Exército Brasileiro, que utilizou de forças militares repressivas para conter os indígenas. Esse enfrentamento culminou na quase extinção do povo kinja (autodenominação waimiri atroari). A interferência em suas terras ainda foi agravada devido a instalação de uma empresa mineradora e o alagamento de parte de seu território pela construção de uma hidrelétrica. Mas os Waimiri Atroari enfrentaram a situação, negociaram com os brancos e hoje têm assegurados os limites de sua terra, o vigor de sua cultura e o seu crescimento.

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2-)AMAZONAS
PRESIDENTE FIGUEIREDO
O município de Presidente Figueiredo está ligado à capital Manaus pela rodovia asfaltada, a BR-174, que faz ainda a ligação com Boa Vista. Presidente Figueiredo despontou há pouco tempo para o turismo ecológico em razão de sua fartura de águas, selva, recursos naturais, cavernas e cachoeiras (são mais de cem catalogadas). Nela existe uma razoável infra-estrutura turística em expansão. O município é mais conhecido pela usina hidroelétrica instalada ali, a usina de Balbina, cujas obras e manutenção são responsáveis pela maior catástrofe ambiental da história do Brasil. Presidente Figueiredo é um destino certo pra quem que fazer um passeio turístico na região de Manaus, é alcançada por uma estrada com uma paisagem muito agradável, repleta de igarapés, é conhecida como "A Terra das Cachoeiras". Há várias cachoeiras a serem visitadas e não é viável conhecer todas em apenas um dia. Uma boa opção é ficar em uma pousada e passar pelo menos dois dias na cidade, visitar as cachoeiras do Santuário, da Suframa e o Parque Urubuí.

MANAUS
Manaus é um município brasileiro, capital do estado do Amazonas e o principal centro financeiro, corporativo e econômico da região norte do Brasil. Situa-se na confluência dos rios Negro e Solimões. É a cidade mais populosa da Amazônia, de acordo com as estatísticas do IBGE, sendo uma das cidades brasileiras mais conhecidas mundialmente, principalmente pelo seu potencial turístico e ecoturismo, sendo o décimo maior destino de turistas no Brasil. Manaus pertence à mesorregião do Centro Amazonense e a microrregião homônima. É localizada no extremo norte do país, a 3.490 quilômetros da capital federal, Brasília. Em Manaus temos a facção do Motoclube BR-116 e os camaradas do MC Almas Livres.
Outras dicas ...
1.Tomar vacina contra febre amarela com pelo menos 10 dias de antecedência.
2.Existe diferença de fuso-horário. Lá é sempre uma hora a menos. No horário de verão são duas horas a menos.
3.Só existem 2 estações:
- Chuvoso, corresponde ao inverno e tem início no mês de dezembro, seguindo até o mês de maio. Chovendo praticamente todo dia.
- Seca , quando chove menos, correspondendo ao verão, seguindo de junho a novembro. O mês mais crítico é em setembro, quando a temperatura alcança os 40°C.
4.Só dá para chegar em Manaus de avião, de navio ou de barca. Se você quiser ir de carro por Porto Velho, a BR-319 é praticamente intransponível, e caso você não tenha participado do Paris-Dakar não é aconselhável. É possivel mandar a moto em balsas que partem de Belém, Porto Velho e Santarém.
5.A melhor noite da cidade é pelas bandas da Ponta Negra. Tem uns shows de blues em bares no calçadão e outros quiosques mais turísticos com danças típicas como o "boi". Existem outras noites na Avenida dos Turistas.
6.Não deixe de visitar o Teatro Amazonas. É uma das mais bonitas construções do país. O por do Sol no mirante da Ponta Negra é alucinante.
7.Experimente as comidas típicas como o tacacá, peixes como o tambaqui , tucunaré e pirarucu. Não deixe de conhecer os hotéis de selva que ficam no Rio Negro , como o Ariaú.
8.Conheça o encontro das águas. Os rios Solimões (uma água barrenta) e Negro (água escura), se encontram e não se misturam formando um espetáculo único. Não pegue qualquer barqueiro na rua para passeios de barco pela região. Acontecem destes "artistas" levarem os turistas para roubar tudo. Procurem barqueiros indicados pelas agencias de turismo da cidade ou pelos indicados pela Capitania dos Portos.
9.A cidade é tranquila, e quase não tem assaltos, porém é bom ficar ligado que existem algumas gangues na cidade. Evitar a periferia.

PORTO DE MANAUS
O Porto de Manaus é um porto brasileiro localizado na costa oeste do rio Negro, na zona central da cidade de Manaus. Atende aos estados do Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Acre e áreas do norte de Mato Grosso. O Porto de Manaus é um dos maiores portos fluviais do Brasil, é o maior porto da Amazônia e o terceiro maior porto exportador do país. Atualmente é o maior porto flutuante do mundo. algumas dicas para embarcar a moto estando no porto: Estacione distante, não permita que vejam a moto antes de negociar o preço, apresente-se para a compra das passagens vestindo camiseta, bermuda e chinelos, no máximo uma mochila nas costas, beirando o porto existem varios barcos, com diversos destinos, com calma, vá de barco em barco consultando preços, existem também negociadores que vendem as passagens, não se desespere, negocie com calma, uma passagem pode custar barato ou bem caro! Embarcando a moto, ela deve viajar no porão, norma da capitania dos portos, quando negociar a compra da passagem lembre de ter certeza que esta incluso colocar a moto no barco e a retirada dela no destino, claro que uma gorjeta aos estivadores será necessária! Você vai viajar no convés, existe duas opções: camarotes ou rede, no meu caso preferi a rede por economia. Comprei a rede no próprio porto, rede de nylon pequena e compacta. A viagem para Santarém dura 02 dias. No barco tem restaurante e lanchonete a preços razoáveis. A minha passagem e da moto pra Santarém ficou um R$ 200,00 - cerca de 120 dólares.

EMBARCANDO AS MOTOS DE MANAUS/AM A SANTARÉM/PA


A VIAGEM DE BARCO
A distância aproximada é de 800km em linha reta de Manaus até Santarém, pelo Rio aproximadamente 1.100km, utilizei o barco Ana Beatriz III, foram exatos 02 dias de viagem dormindo na rede, passamos pelas cidades de Itacoatiara, Parintins, Juruti e Óbidos aonde o barco faz uma pequena parada para descer e subir passageiros.
Viagem tranquila para relaxar e apreciar as belezas do Rio Amazonas, que é o segundo mais extenso do mundo e de longe o com maior fluxo de agua com vazão.Em determinado momento do trajeto até Santarém o barco passa pelo encontro das aguas,  


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3-)PARÁ
SANTARÉM
Santarém é um município brasileiro do estado do Pará. A "Pérola do Tapajós", como ficou poeticamente conhecida a cidade de Santarém, está situada na microrregião do Médio Amazonas, a 36m de altitude, na confluência dos rios Amazonas e Tapajós. Distante 1.369 km da capital do estado. O clima é quente e úmido com temperatura média anual variando de 25º a 28 °C. Apresenta pluviosidade média de 1.920 mm. As temperaturas mais elevadas ocorrem entre os meses de junho a novembro e o período de maior precipitação pluviométrica é dezembro a maio. Em frente à cidade acontece o encontro das águas barrentas do rio Amazonas com as águas verdes do rio Tapajós. É no município de Santarém que se localiza a vila de Alter-do-Chão, a aproximadamente 30 km da cidade. É uma vila balneária chamada de Caribe brasileiro, pelas praias belíssimas e lugares que atraem inúmeros turistas. A cidade dispõe de centenas de quilômetros de praias paradisíacas, rios e igarapés de água cristalina, cachoeiras e lagos.

RETIRANDO AS MOTOCAS DO BARCO EM SANTARÉM/PA


 


ALTER DO CHÃO
Uma cidade á cerca de 30km saindo de Santarém em direção a Transamazônica. Em Alter do Chão existem belas praias de areias brancas, banhadas pelas águas transparentes do rio Tapajós. A beleza dessas praias se associa ao lendário Lago Verde ou Lago dos Muiraquitãs. Por suas características peculiares e seus atrativos naturais e culturais, Alter do Chão recebe atualmente um elevado número de turistas e navios de cruzeiros marítimos que demandam o Rio Amazonas. Por esta razão, a referida vila é importante pólo turístico da região. A cidade de Alter do Chão é a resposta da Selva para o Caribe. Prepare o bolso, é caro!!


BR-230 - TRANSAMAZÕNICA
A Rodovia Transamazônica (BR-230), projetada durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici (1969 a 1974) sendo uma das chamadas "obras faraônicas" devido às suas proporções gigantescas, realizadas pelo regime militar, é a terceira maior rodovia do Brasil, com 4.000 km de comprimento, cortando os estados brasileiros da Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Amazonas. Nasce na cidade de Cabedelo, na Paraíba, e segue até Lábrea, no Amazonas. É classificada como rodovia transversal. Em grande parte, principalmente no Pará e no Amazonas, a rodovia não é pavimentada. Planejada para integrar melhor o Norte brasileiro com o resto do país, foi inaugurada em 30 de agosto de 1972.Inicialmente projetada para ser uma rodovia pavimentada com 8 mil quilometros de comprimento, conectando as regiões Norte e Região Nordeste do Brasil com o Peru e o Equador, não sofreu maiores modificações desde sua inauguração.
Os trabalhadores ficavam completamente isolados e sem comunicação por meses. Alguma informação era obtida apenas nas visitas ocasionais a algumas cidades próximas. O transporte geralmente era feito por pequenos aviões, que usavam pistas precárias. Por não ser pavimentada, o trânsito na Rodovia Transamazônica é impraticável nas épocas de chuva na região (entre outubro e março). O desmatamento em áreas próximas à rodovia é um sério problema criado por sua construção. É o sonho de muitos jipeiros e pilotos off-road, pois sua precariedade instiga aos mais aventureiros sua travessia em seus veículos.

RURÓPOLIS
Rurópolis Presidente Médice, foi fundada em 1974 pelo Governo Federal Emílio Garrastazu Médice. Está localizado a 1.170 km de Belém - PA, bem no entroncamento da Rodovia Transamazônica com a Rodovia Cuiabá - Santarém, facilitando as vias de acesso a todas as regiões brasileiras. Com a colonização da Transamazônica e Cuiabá - Santarém, vieram imigrantes de todas as regiões brasileiras em busca de terra fértil para trabalhar na agricultura, sendo dirigido pelo Programa de Integração Nacional, baseado em pequenos investimentos para o micro produtor, tendo como conseqüência a baixa produtividade da produção agrícola. Com isso a Amazônia passa a ser vista como fonte de matéria prima e de produtos industrializados, destinados a atender as demandas dos centros dinâmicos de economia nacional para o mercado internacional.

PLACAS
O município de Placas foi criado por meio da Lei Estadual nº 5.783, de 20 de dezembro de 1993, sancionada pelo governador Jáder Fontenelle Barbalho, e desmembrado do município de Santarém. A instalação ocorreu em 1º de janeiro de 1997. A idéia de colonização da grande área que hoje constitui a mesoregião do Baixo Amazonas, incluindo o território do atual município de Placas, foi inspirada na construção da Rodovia Transamazônica. A localização da área urbana de Placas fica exatamente, na divisão dos trechos de Altamira-Itaituba, onde o Incra e o DNER construíram algumas placas explicando essa divisão.O Significado do Nome da cidade: A denominação do município surgiu do grande número de placas existentes em determinado trecho da rodovia, BR-230.

URUARÁ
Localizado ao longo da Rodovia Transamazônica, mais precisamente no km 180, no trecho entre os municípios de Altamira e Itaituba, surgiu a partir do PIN - Plano de Integração Nacional e do Projeto de Colonização do INCRA, na década de 70, onde para cá foram trazidos grandes números de migrantes de várias regiões do País. Uruará, palavra de origem indígena que significa “CESTO DE FLORES”, O Rio Uruará está localizado ao sul da Rodovia Transamazônica - rio o qual deu origem ao nome do município, dispõe de grande biodiversidade, tornou-se também um espaço de lazer para os banhistas do município e ponto para o turismo local. O Rio Iriri que apresenta em seu cenário um complexo de pequenas ilhas e variedade de espécies, formando uma grandeza da biodiversidade local. Atualmente tem atraído muitos turistas, por sua riqueza no pescado e atividades de lazer como: acampamentos, canoagem, pesca esportiva.


MEDICILÂNDIA
O município de Medicilândia pertence à Mesorregião Sudoeste Paraense e à Microrregião Altamira. A sede municipal está localizada na BR-230 (Rodovia Transamazônica), distante 90 Km do município de Altamira, e situada às margens do rio Xingu. Esta posição estratégica possibilita sua integração à malha rodoviária Federal/Estadual e ao sistema fluvial da Bacia Amazônica. Medicilândia é rodeada de muitas cavernas, dentre as quais podemos citar a Lemoeiro uma das mais visitadas e de exuberante beleza natural composta de um cenário com salões, lagos e belas cachoeiras. Está situada no km 80 sul da rodovia Transamazonica. Medicilândia é cidade do chocolate no Para.

BRASIL NOVO
O Município de Brasil Novo (PA) nasceu a partir de uma área desmembrada dos municípios de Medicilândia, Altamira e Porto de Moz; possui uma área territorial de 6.368,25 km², está situado no sudoeste do Estado, sua sede está localizada às margens da Rodovia Transamazônica, (BR-230) km 46, abrangendo ambas as margens dessa Rodovia. O Clima é equatorial (quente e úmido), favorece a pecuária bovina, facilitando sua multiplicação e lucratividade. Através do famoso Slogan: “Terra sem homens, para homens sem terra”, Brasil Novo foi um dos municípios colonizado na década de 70 tendo como base o Programa do Governo Federal de colonizar a Amazônia. Imigrantes de vários Estados do País vieram para a região e trouxeram seus costumes, culturas, valores e organização social. Pontos Turisticos: Caverna Planaltina esta entre 10 a 15 km do centro.

ALTAMIRA
Altamira é conhecida como o maior município do mundo em extensão territorial, área de 161.445.9 km. Uma das principais características está na hidrografia, rio Xingu, seu principal rio, com inúmeros afluentes, cachoeiras e lagos que são fontes ideais para uma rica pescaria e o ecoturismo. Na economia predomina a pecuária e agricultura. É conhecida como a “Princesinha do Xingu” e a capital da Transamazônica, pela formação étnica de várias regiões durante o período de colonização da região da Transamazônica. Possui cerca de 82 mil habitantes. Altamira é o maior município do mundo em extensão territorial. Está localizado no estado brasileiro do Pará estando a uma altitude de 109 metros. Sua população estimada em 2009 era de 110 954 habitantes.
Situado em plena selva amazônica, a 740 quilômetros de Belém e 458 quilômetros de Marabá, o município de Altamira tem seu vasto território cortado de norte a sul pelo rio Xingu, que domina sua zona fisiográfica.

ANAPU
As origens do município de Anapu estão relacionadas com a construção da Rodovia Transamazônica e com o Programa de Integração Nacional (PIN), instituido em 1970 e implantado a partir de 1971, pelo governo federal.
O objetivo do PIN era o de desenvolver um grande Programa de Colonização e Reforma Agrária dirigida na Amazônia, trazendo trabalhadores sem terra de diversos pontos do Brasil, em especial do Nordeste. A rodovia Transamazônica constituía-se no eixo ordenador de todo o Programa e no Pará o trecho Marabá-Altamira foi objeto de planejamento e investimento especial.
A localidade foi elevada à categoria de Município e Distrito com a denominação de Anapu, desmembrado dos municípios de Pacajá e senador José Porfírio, sendo instalado em 01 de janeiro de 1997.
Etmologia - Anapu: termo de origem geográfica, em referência ao Rio Anapu. Significado do Nome da cidade: O topônico origina-se do tupi anã, que significa Forte, Grosso e pu, ruído: ruído forte. Possivelmente é referência ao barulho produzido pelo volume d'água do caudaloso rio.

PACAJÁ
O núcleo urbano de Pacajá teve origem na iniciativa pessoal de um colono que instalou em seu lote, que se situava de frente para a estrada, um pequeno restaurante e bar que como ocorreu com outras localidades da Transamazônica, começou a servir de ponto de apoio para caminhões e ônibus que trafegavam por ela. Na mesma época, a Construtora Mendes Júnior havia instalado um acampamento que servia aos trabalhadores da estrada e ficava na localidade chamada Jacaré, ás proximidades do porto da balsa do rio Xingu, no trecho em que, por balsa, se alcança Altamira. A proporção que as obras da estrada prosseguiam e se distanciavam dos centros urbanos existentes, pontos estratégicos de apoio, como o referido bar e restaurante, passavam a ser paradas obrigatórias daqueles que trafegavam. As tarefas requeridas pelos trabalhadores daquela construtora estimularam a implantação de novos serviços expandindo o centro urbano. Logo, outros lotes rurais começaram a ser divididos e vendidos a interessados na prestação de serviços e no comércio. No final da década de 70 e início da de 80, a população já estava concentrada e começou a sentir, de certo modo o descaso da Prefeitura de Portel, devido á distância do Município para o lugar Pacajá, surgindo, então, os primeiros movimentos para a emancipação de Pacajá.

NOVO REPARTIMENTO
Novo Repartimento é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 04º19'50" sul e a uma longitude 49º47'47" oeste, estando a uma altitude de 0 metros. A origem do município de Novo Repartimento está relacionada à tribo indígena Parakanã, à construção da Rodovia Transamazônica e à construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. O nome Repartimento, segundo os historiadores, teve origem com os índios Parakanãs, os quais denominaram de Repartimento um rio que fazia a divisão de suas terras. A vila de Repartimento foi a denominação dada ao local onde fixou-se a povoação oriunda do acampamento da empresa que construíu a Rodovia Transamazônica. O município surgiu a partir da mudança obrigatória da vila de Repartimento Velho, em decorrência da inundação daquela área pelas águas da represa da barragem da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Foi desmembrado dos municípios de Tucuruí, Jacundá e Pacajá.

REPRESA DE TUCURUI
A Usina Hidrelétrica de Tucuruí é a maior usina hidrelétrica em potência 100% brasileira (8.370 MW), localizada a cerca de 400 km de Belém no estado do Pará, município de Tucuruí, uma vez que Itaipu é binacional. Foi construída para a geração de energia elétrica e para tornar navegável um trecho do rio Tocantins cheio de corredeiras, ultrapassadas através de uma eclusa. A extensão total da barragem de terra tem 11 km.Grande parte da energia elétrica consumida nos estados do Pará, Tocantins e Maranhão é gerada na hidrelétrica de Tucuruí. Significado do Nome: O nome Tucuruí é de origem Tupi, língua das várias tribos indígenas que ainda habitam a região. Para alguns autores o vocábulo viria de: Tucuruí - gafanhoto e Y - rio; assim, Tucuruí + y seria rios dos gafanhotos. Mas alguns autores, como Danúzio Pompeu, consideram essa uma interpretação equivocada. Fundamentado numa obra de Luiz Caldas Tibiriça, Dicionário de Topônimos Brasileiros de Origem Tupi, o verbete Tucuruí viria de Tycu - roy - líquido frio, gelado. De acordo com autor, essa definição seria mais aceitável, porque nas imediações da cidade, os rios e os igarapés são de águas frívolas

MARABÁ
Marabá, recanto de belezas naturais. A denominação Marabá tem origem indígena e significa filho do prisioneiro ou estrangeiro, ou ainda o filho da índia com o branco. Sua localização tem por referência, o ponto de encontro entre dois grandes rios, Tocantins e Itacaiunas, formando uma espécie de "y" no seio da cidade, vista de cima. É formada basicamente por três núcleos urbanos, ligados pela estrada BR-230, a Rodovia Transamazônica. Margeada por dois grandes rios, Itacaiúnas e Tocantins, traz um ar de cidade interiorana, mas, oferece grandes possibilidades a quem reside e para visitantes.O desenvolvimento do município durante um grande período foi dado pelo extrativismo vegetal, mas com a descoberta da Província Mineral de Carajás,Marabá se desenvolveu muito rapidamente, tornando-se um município com forte vocação industrial, agrícola e comercial.Hoje Marabá é um grande entroncamento logístico, interligada por cinco rodovias ao território nacional, por via aérea, ferroviária e fluvial.Atualmente o município é o quarto mais populoso do Pará, contando com aproximadamente 233.462 mil habitantes segundo o IBGE/2010. Visitar: Praia do Tucunaré; Praia do Geladinho; Igreja de São Félix de Valois; Palacete Augusto Dias; Museu Municipal de Marabá.
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MAIS FOTOS DA BR-230 "TRANSAMAZÔNICA"














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4-) TOCANTINS
BR-153 - TRANSBRASILIANA
A Rodovia Transbrasiliana (BR-153) é a quarta maior rodovia do Brasil, ligando a cidade de Aceguá - RS ao município de Marabá - PA, totalizando 4.355 quilômetros de extensão.Já foi chamada de BR-14 até o ano de 1964.A BR-153 é a principal ligação do Meio-Norte do Brasil (estados do Tocantins, Maranhão, Pará e Amapá), além de Goiás e do Distrito Federal, com todas as demais regiões do país. Devido a esse fato e somado ao grande fluxo de veículos, a BR-153 é considerada atualmente como uma das principais rodovias de integração nacional do Brasil. Algumas capitais brasileiras, assim como Goiânia, Brasília e Palmas, a utilizam como o principal corredor de escoamento. É também muito utilizada para acender a regiões turísticas como a da estância de Caldas Novas (Goiás), além de outras capitais do país, assim como Belém, Macapá (via balsa), São Luís, Teresina e São Paulo. A BR-153 possui trechos de maior ou menor qualidade/dificuldade, dependendo de vários fatores (alguns deles mais ou menos de natureza permanente outros temporários). Ela não segue a orla marítima, onde está assentada a maior parte da população brasileira, mas sim permanece sempre no interior, ultrapassando além dos estados citados acima, a região do Triângulo Mineiro em Minas Gerais. Esta sendo duplicada. Foi rotulada como a rodovia da Morte no passado.

BR-153 - CIDADES PERCORRIDAS 
XAMBIOÁ; WANDERLÂNDIA; ARAGUAINA; NOVA OLINDA; COLINAS DO TOCANTINS; BRASILÂNDIA DO TOCANTINS; PRESIDENTE KENNEDY; GUARAI; MIRANORTE; PARAISO DO TOCANTINS; GURUPI; ALVORADA; TALISMÃ.
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REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL
O meu parceiro Renato possui familiares em Brasília, ele seguiu destino para Brasília, como a cidade ficou no meio do trajeto estipulado para o dia que era de 1.000 km eu resolvi seguir direto para Goiânia.
Nos separamos, após 40 dias de convivio, o Renato seguiu para Brasilia e eu em direção a Goiânia. Tiramos a nossa última foto na placa e colocamos os adesivos do nosso Moto Clube e seguimos nossos destinos...Para quem pretende fazer uma longa viagem de moto existem varias dificuldades, a primeira é encontrar a parceria isto é, outros motociclistas com a mesma motivação e interesse,com o mesmo período de tempo livre, com a mesma disposição e pronto para respeitar seu parceiro de viagem.
em registro....
"EXCELENTE PARCEIRO, NOS CONHECEMOS EM UMA SITUAÇÃO COMPLETAMENTE LOUCA, ESTAVA INDO PARA O DAKAR EM 2008/2009, QUANDO FUI ATRAVESSAR A ADUANA PARA A ARGENTINA A GENDARMERIA ARGENTINA NÃO PERMITIU A MINHA ENTRADA O MOTIVO, MEU PASSAPORTE ESTAVA VENCIDO E ESTAVA SEM O MEU RG (IDENTIDADE) APENAS COM A MINHA HABILITAÇÃO, FUI BARRADO, NÃO PERMITIRAM A MINHA ENTRADA, CONSEGUI QUE UM AMIGO ENVIASSE MEU RG PELO ONIBUS PARA URUGUAIANA/RS, DURANTE A CHEGADA DO MEU RG, CONHECI O MOTOCLUBE DESGARRADOS DA FRONTEIRA E SEUS INTEGRANTES, FIZEMOS AMIZADE E ESTIVE NO DAKAR DE 2009 e 2010, ONDE FUI RECEBIDO PELO RENATO EM SUA CASA, MOSTREI O PROJETO DA EXPEDIÇÃO AMÉRICA LATINA, COMBINAMOS AS MOTOCAS, ALÉM DA TENERE, EU TENHO UMA TDM 850 E O RENATO TEM UMA TDM 900, OPTAMOS PELAS TENERE'S PELO MOTIVO DO TRAJETO E AS DIFICULDADES QUE ACREDITÁVAMOS QUE AS MOTOS IRIAM SOFRER E PRONTO ESTAVA TUDO CERTO, SOMENTE FALTAVA CHEGAR A DATA"
GOIÁS
BR-153 - PORANGATU;
SANTA TEREZA DE GOIÁS;
ESTRELA DO NORTE;
CAMPINORTE;
URUAÇU.
BR-080 - BARRO ALTO

DISTRITO FEDERAL
BR-251 - BRASILIA
BR-040 - VALPARAISO DE GOIÁS;

LUZIÂNIA;

CRISTALINA.
BR-050 – CATALÃO
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REGIÃO SUDESTE DO BRASIL
Após o Renato ter seguido sentido Brasilia, eu fui em direção a Goiânia pela BR-153.. excelente estrada!! Cruzei ainda no mesmo dia a divisa com MG, e consegui chegar em Uberaba, divisa MG/SP por volta das 19h.
Neste dia a Tenere rodou aproximadamente 1.200 km. Minha corrente estava "estalando", fazia tanto barulho que parecia uma escola de samba, a "emenda" estava pronta para explodir. Achei que ia acontecer como o "Rubinho pé de chinelo", quebrar na ultima volta!! kkkkkkkkkkk
Dormi em um hotel, no outro dia acordei um pouco mais tarde, faltavam apenas 450 km.... conferi o óleo do motor, reapertei a relação, caprichei na lubrificação da corrente, e continuei o final da viagem em direção a minha casa, rapidamente alcancei a divisa MG/SP.


MINAS GERAIS
BR-050

ARAGUARI; UBERLANDIA; UBERABA; DELTA.

SÃO PAULO
SP-330 – ANHANGUERA

IGARAPAVA;
RIBEIRÃO PRETO;
LIMEIRA;
CAMPINAS;
JUNDIAI;
SÃO PAULO;
GUARULHOS.

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Quase em casa...
No GPS em contagem regressiva, faltando menos de 500 km...... alguns minutos depois 450 km...
depois 300 km....
200 km....
e cada momento que olhava o visor do GPS e a medida que aproximava-me de casa, os km diminuíam, abaixando lentamente e a distância encurtando...

Ai a Saudade!!!!
A saudade....... o que é isso???

Muito engraçado... estava cada vez mais próximo, bem pertinho, a cada minuto mais perto de casa e a saudade piorava!!
poxa... estou chegando..... a saudade me castigava....
sem perceber fui aumentando o ritmo da moto, mantive o ritmo a viagem inteira de 4.500 giros aproximadamente 100 a 110 km por hora, com essa velocidade eu mantinha giro baixo do motor, diminuía todo o conjunto de desgaste da moto, motor, freios, pneus, super aquecimento, relação e etc... etc... etc.. E o mais importante, me sentia seguro na situação de um acidente.
Quando olhei para o painel estava a 135km, rapidamente tirei a mão e voltei aos meu 100/110 km.
a relação vinha.. "vou quebrar.. vou quebrar ... vou quebrar...."
fiz uma parada em Limeira a 140 km de São Paulo, tomei um lanche, conferi o GPS e aparecia finalmente na tela a bandeirinha de chegada em minha casa...
Abasteci a motoca, a minha carniça, a minha guerreira, a minha Tenebrosa..
o motor de arranque parou de funcionar fazia tempo, somente pegava no pedal...
após algumas pedaladas estava a "carniça" funcionando novamente...
diminui o ritmo para 80 km, a relação estava..
vou quebrar mesmo, vou quebrar mesmo, vou quebrar mesmo....
finalmente a marginal do Tiete, apenas 20 km....
ai saudade que me mata..................
Dutra BR-116..... praticamente quintal de casa... menos de 10 km....
O sol ja estava voltando a abaixar em relação ao horizonte, o dia em São Paulo estava nublado querendo garoar, uma sombra no asfalto me acompanha, talvez eu consiga bater uma ultima foto do parceiro "sombra" com sua motoca, a mais de 23.000 km que este parceiro está me acompanhando, tirei a máquina do bolso da jaqueta, focalizei no visor e pressionei o botão... Pronto estava registrado!


Chegando em casa...
Para mim...
Este é o pior trajeto para o motociclista. Os acidentes na sua maioria acontece ou na saida ou na chegada, existem dados estatísticos que comprovam esta afirmação. São nesses momentos como na saída quando ainda estamos relaxados, não concentrados suficientemente ou na chegada, quando baixamos a guarda, estamos cansados e com a sensação de que "já chegamos" que acontece o maior número de acidentes de moto.


Finalmente em casa!!!

Primeiro passei em casa para matar a saudade da minha esposa, depois passei nos mecânicos e amigos que permitiram de alguma forma que esta expedição tivesse exito... depois em direção a sede do Motoclube BR-116, ao encontro de varios amigos com um delicioso churrasco..























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