EQUADOR

EQUADOR - REPÚBLICA DEL ECUADOR
Distância a ser percorrida aproximadamente 1.500 km.
Nos pequenos frascos estão as grandes essências. Existem paisagens super distintas como praias com ares de caribe e vulcão nevado.
Lingua oficial é o ESPANHOL e a adotada do movimento indigena é o QUICHUA. http://pt.wikipedia.org/wiki/Equador
A capital do Equador foi a primeira cidade do mundo em ser tombada pela UNESCO Patrimônio da Humanidade Descobrir os encantos do Equador, as construções históricas de Quito e etc requer um certo poder aquisitivo, pois a economia do Equador, totalmente dolarizada, transformou o país num dos lugares mais baratos da América Latina. O viajante deve pensar nos gastos em dólar que terá ao chegar ao país. A antiga moeda era o SUCRE hoje esta extinta por completo. Em fevereiro de 2000, a moeda do país passou a ser o dólar norte-americano. Desde então, o Equador cunha apenas moedas de centavos de dólares, que só valem lá. O código da internet é .EC. Hora local -2h.

EQUADOR - Embaixada do Brasil em Quito:
Avenida Amazonas 1429 Y Colon Edifício España, 9º e 10º pisos Apartado Postal 231 -
Cx. Postal 17-01-231 Quito - Ecuador
Tel. (00xx5932) 2563-086 / 141 / 142
Fax.(00xx5932) 2504-468
e-mail:ebrasil@embajadadelbrasil.org.ec

site: www.embajadadelbrasil.org.ec

FERIADOS:

Jan 1st: New Year
Jan 6th: Día de Reyes y Día de los Inocentes
Feb 27th: Día del Civismo
February or March: Carnaval (lunes y martes antes de la Cuaresma)
March: Semana Santa (jueves, viernes, sábado y domingo)
May 1st: Labour Day
May 24th: Battle of Pichincha/Day of Independence
June: Corpus Christi
August 10th: Primer Grito de la Independencia
Octobre 9th: Independence of Guayaquil
October 12th: Discovery of América
November 1st: All Saints Day
November 2nd: Day of the Dead
November 3rd: Independence of Cuenca
December 6th: Foundation of Quito
December 25th: Christmas

BRASÃO DAS ARMAS - MODELO DO DINHEIRO
(a cédula oficial atual é o DÓLAR AMERICANO, antigamente utilizava-se a cédula chamada SUCRE)















ROTEIRO COMPLETO (percorrer aproximadamente 1.900 km)
1. FRONTEIRA COM O PERU
2. MACARÁ (RUTA 35)
3. CATACOCHA
4. CATAMAYO
5. LOJA
6. PUCALPA
7. CUENCA
8. AZOGUES
9. ZHUD
10. CAÑAR
11. UCULOMA
12. CHUNCHI
13. GUASUNTOS
14. ALAUSI
15. GUAMOTE
16. CAJABAMBA
17. RIOBAMBA
18. PARQUE NACIONAL SANGAY
19. BAÑOS
20. PUYO
21. AMBATO
22. LATACUNGA
23. MACHACHI
24. QUITO
25. CAYAMBE
26. OTAVALO
27. IBARRA
28. SAN GABRIEL (GRUTA DE LA PAZ)
29. TULCAN
30. FRONTEIRA COM A COLÔMBIA - IPIALES

AS CIDADES DO EQUADOR E O QUE VISITAR

MACARÁ
É uma cidade fronteriza que se localiza no limite com Peru. Uma ponte internacional que se estende sobre o rio Macará conecta este povo com o distrito peruano. Ambos povos têm um intenso movimento comercial tanto em estabelecimento formais como mediante vendedores ambulantes. Assim mesmo, tanto em Macará do lado Peruano como do lado do Equador circulam livremente o dólar estadounidense (moeda que circula em Equador) como o Sol Novo Peruano. A maneira mais fácil de troca de sóles para dólares se você estiver atravessando a fronteira para o Equador, é através da rua câmbio (Eles geralmente usam uma mala preta e calculadoras). Mas, antes de proceder à verificação da taxa com outros viajantes e tentar com vários destes rua câmbio para uma melhor taxa. A outra e mais segura opção é tentar com os bancos, ao longo da rua principal, mas é mais difícil. Ficar atento na entrada da aduana com os famosos “malandros, ladrões e cambistas de dinheiro”.

LOJA
Conhecida como CIUDAD DE LA INMACULADA CONCEPCIÓN DE LOJA, possui uma rica tradição nas artes, e por esta razão é conhecida como a capital da música do Equador. Loja é uma das mais antigas do Equador. Loja possui um clima ameno andina, com a temperatura média de 16ºC, a cidade é nebulosa de manhã e vai clareando a tarde.
A cidade está cheia de obras públicas, incluindo enormes murais de azulejos e muitas estátuas.
A catedral principal é uma obra prima do estilo colonial e esta localizada na praça central, esta catedral é uma das maiores igrejas do Equador.

CUENCA
Foi fundada por Gil Ramírez Dávalos em 1557 sobre as ruinas da cidade inca de Tomebamba. Foi tombada pela UNESCO Patrimônio da Humanidade em 2000. Hoje é uma capital cheia de cultura e arte sede da Bienal Internacional de Arte. O seu centro histórico ainda mantém o charme de épocas antigas desde as culturas Pré-colombianas até o presente. Vale a pena visitar o Museu do Banco Central de Pumapungo com uma mostra extraordinária de arqueología, etnografía, numismática e além disso, fica sobre os jardins do Inca. caminhar pela beira do rio Tomebamba admirando as casinhas penduradas. A Catedral Nova e a Catedral Velha sao surpreendentes, mesmo do que o Museu das Conceptas e o Museu de Arte Contemporânea. Conhecer Parque Nacional de Cajas a 30 km oeste de Cuenca. (altitude media de 4000m). O parque fica perto de Cuenca e, devido à altitude, é muito frio. Possui mais de 200 lagoas e diversas trilhas para caminhadas

RIOBAMBA
É a primeira capital fundada pelos espanhóis em 1534 sob o nome de Santiago de Quito. Ao longo da época colonial foi uma vila aristocrática conhecida como Vila del Vilar Don Pardo. Mas em 1797 um cataclismo destruiu a cidade inteira. No en tanto, hoje conserva em seu centro histórico importantes predios patrimoniais de muita beleza. Desde o cume da “Loma de Quito” ou Parque 21 de abril vocês tem uma vista geral da cidade. Visite o Museu do Banco Central, A Catedral, cuja fachada é de pedra vulcânica conservada inteira desde o século XVI. O Museu da Cidade oferece exposições temporarias. Vale a pena um roteiro pelas igrejas de Riobamba: a Catedral, Santo Antonio, A Basílica. O Prédio do Colégio Nacional Pedro Vicente Maldonado . Desde Riobamba tem uma vista dos vulcões Chimborazo, Altar, Carihuairazo, Sangay e desde a Estação do Trem podem pegar o trem até o famoso trecho chamado “O Nariz do Diabo”. O trem sai as 7 da manhã, vale a pena. Podemos viajar encima do trem.

BAÑOS E PUYO
Uma pequena cidade ao sul de Quito. Com menos de 20.000 habitantes a cidade fica ao pé do famoso vulcão Tungurahua, ativo e com probabilidade de entrar em erupção a qualquer momento. Baños é a segunda cidade mais populosa em Tungurahua, depois de Ambato, e o maior centro turístico. É conhecida como o "Portão para a Amazônia", por estar localizada às margens do rio Pastaza na bacia do rio Amazonas, e possuir uma recente estrada pavimentada para Puyo.É famosa por suas fontes hidrotermais de água mineral. A cidade também é um centro de perigrinação religioso católico, por acreditarem que a Virgem Maria apareceu próximo a uma cachoeira. Uma imagem da santa, chamada Virgen de Agua Santa, foi colocada na catedral.Baños é uma das mais populares atrações turísticas do Equador e é bem conhecida por suas barracas de comidas típicas onde se vende o "puxa-puxa" (em espanhol: melcocha) um tipo de bala feita com calda de açúcar, e pelos excelentes artesanatos, tão procurados pelos turistas.Em 1999 a cidade foi evacuada por se considerar o lugar perigoso, como o vulcão não se manifestou os habitantes voltaram ao local mas o vulcão continua ativo. Nos fins de semana a cidade fica movimentada com habitantes dos povoados vizinhos que vêm para ir à missa, ouvir a banda tocar na praça, comer marmelada e goiabada e passear na praça. Não só a população local mas também um grande número de turistas estrangeiros faz com que a cidade seja cheia de cafés, restaurantes, bares, agências de viagens. Uma das atrações da cidade além do vulcão é descer até Puyo ou Rio Verde parando nas cachoeiras pelo caminho. Vale a pena fazer um tour pela selva de Puyo, e,caso sobre tempo, dormir em uma das casas dos índios de palha.

AMBATO
Fundada por volta de 1535, mas destruida por um terremoto em 1949 que acabou com quase todo o seu patrimônio. No centro histórico devem visitar a Praça Montalvo e a Casa Colonial El Portal.
HOTEIS
O abaixo listados albergues são seguros e aceitáveis. As tarifas variam entre 5 e 20 dólares por quarto, por noite.
Hospedaria Señorial.- espaçosos quartos duplos e individuais com televisão por cabo, telefone e banheiro privado. Endereço: Cevallos e Quito.
Piramide Inn .- Único alcatifados e confortáveis quartos duplos com casa de banho privativa, televisão por cabo e linha telefônica. Endereço: Cevallos e Eguez.
Hospedaria La Union .- Quartos compartilhados com banhos (água quente). Endereço: Espejo e 12 de Noviembre.
Observação especial: Cerca de Parque 12 de Noviembre, existem vários "residenciales" e restaurantes (não é seguro ou recomendado).

LATACUNGA
Importante centro de produção de farinha de trigo e milho. O seu centro histórico ainda guarda os predios coloniais que tem sido preservados a través do tempo, a pesar das erupções vulcânicas do Cotopaxi. Latacunga é uma cidade do Equador, capital da Província de Cotopaxi, localiza-se perto do vulcão Cotopaxi, está a 89 km ao sul de Quito, próxima a confluência dos rios Alaques e Cutuchi onde se forma o rio Patate. Pelo censo de 2001, Latacunga tinha 51.689 habitantes, composta na maioria por mestiços e indígenas. Encontra-se a uma hora e meia de Quito pela Rodovia Pan-americana, antiga ligação entre Quito e Guayaquil. Localizada a 2,760 m acima do nível do mar. Clima frio com fortes ventos, devido à elevada altitude e a proximidade com picos nevados, o planalto na qual está assentada é estéril e coberto por pedra-pomes (rocha vulcânica de baixa densidade). O vulcão ativo Cotopaxi está só a 25 km e a cidade já foi acometida por varias erupções. Fundada em 1534, foi quatro vezes destruída por terremotos entre 1698 e 1798. As ruínas vizinhas são tidas como sendo de uma cidade datada do Império Inca.
As comidas mais populares são: torresmo (pururuca), empanadas, bananas, pipoca e o tostado (um tipo de milho assado) freqüentemente misturado com ají (pimenta andina), que dependendo de como foi preparado pode estar muito picante. O aeroporto internacional está desativado, operando somente como base da força aérea. A atividade vulcânica local produziu grandes depósitos de pedra-pomes que são explorados comercialmente assim como também a água gaseificada natural engarrafada sob a marca San Felipe. Visite a Casa dos Marqueses de Maenza e as igrejas de Sao Domingos, Sao Francisco, La Merced e Da Virgem de El Salto. Em setembro e novembro, as ruas da cidade sao o cenário da maior festa popular dos Andes centrais chamada Mama Negra. ficam os mercados indígenas de Saquisilí, Pujilí, La Victoria, Tigua e Zumbahua. o roteiro acaba na lagoa de vulcânica de Quilotoa.

QUITO – Capital, Quitenho.
Quito fica em uma altitude de 2.800 metros. Por todo lado se veêm montanhas. O roteiro começa na PLAZA GRANDE (1535). Aqui devemos ver o Monumento dedicado aos heróis que morreram em 2 de agosto de 1810 assassinados pelos espanhóis na primeiro intento de liberdade. Depois devem continuar pelo Palácio Arcebispal (1700) e seus arcos; A Casa do Prefeito (1534); o Hotel Plaza Grande (1936); O Convento de Freiras da Conceição (1575). Vale a pena tomar um tour guiado pelo Palácio de Governo (1612) e pela Catedral Primada (1535). As maravilhas continúam pela Rua García Moreno passando pela Igrejinha de El Sagrário, ao lado da catedral; O Centro Cultural Metropolitano, antigo prédio dos jesuitas construido por volta do ano 1586. A Igreja da Companhia de Jesus (1605) é maior obra prima da arquitetura colonial quitenha. A fachada foi lavrada em pedra en 1722 e o interior está coberto de ouro. O Convento de Sao Francisco é o mais antigo da América do Sul (1535) e possúi a maior coleção de Arte Sacra Quitenha da região. Também vale a pena uma visita ao Museu da Cidade e aos Conventos de Sao Domingos e Santo Agostinho. MUSEU NACIONAL DO BANCO CENTRAL: É o maior museu do país com toda a história equatoriana desde faz 11.000 anos antes de Cristo. Vale a pena a Sala Arqueológica e de Ouro. Fica nas Avenidas Patria e 6 de Diciembre na Casa da Cultura. NO CENTRO: o Museu da Cidade resgata a história de Quito por meio de documentos e cenários com bonecos de cera e objetos de época. Fora da área colonial, outro museu que merece uma visita é o Arqueológico. Nele, há cerâmicas de diversos períodos, ornamentos de ouro da época em que o país fazia parte do império inca e até uma múmia, além de informações sobre os diferentes grupos indígenas que formaram o povo equatoriano. Dados importantes, afinal, os índios e seus descendentes diretos representam quase 90% da população do país -os outros 10% são brancos e negros.
Menos interessante, porém mais divulgada, é a chamada Metade do Mundo. No local onde em 1736 a expedição científica de Charles-Marie de la Condamine sinalizou a linha que divide o mundo --demonstrando também que a Terra não é completamente redonda-- foi criado um centro de estudos que mais tarde passou a dividir espaço com atrações turísticas, como museus.

OTAVALO - MERCADO INDIGENAS
O maior mercado indígena de produtos alimentares e de artesanato do continente, a feira é o dia sábado e muito grande!!!! Fica ao norte dos Andes equatorianos e os otavalenhos sao famosos pelo comércio. Tudo muito colorido e realmente muito bem feito. Uma das coisas que chama a atenção no mercado é a beleza das índias equatorianas. Elas utilizam colares dourados, blusas de babados brancos, saia compridas e etc... Um passeio imperdível! Não deixar de conhecer a famosa lagoa Cuicocha. Ir até a pequena cidade Cotacachi. O nome da lagoa foi dado pelo fato de na região haver muitos Cui-Cui significa porco da índia e cocha lagoa em Quíchua. Numa altitude de 3070 metros e profundidade máxima de 180m, a lagoa surgiu da cratera formada por uma erupção vulcânica explosiva, armazenando muita água e sobrando uma ilha no meio.
Existe um passeio de barco que dá a volta na ilha, não é muito longo mas vale a pena por se poder ver as paredes do antigo vulcão de dentro. Pode-se perceber borbulhas na água que são decorrentes dos gases que vêm do seu interior. A cor da lagoa, as vezes verde escuro, as vezes azul escuro, faz da paisagem uma excelente desculpa para ir até lá. É uma grande sensação de tranqüilidade.

IBARRA
Ibarra ou San Miguel de Ibarra é uma cidade do norte do Equador, capital da província de Imbabura. Está situada no pé do vulcão Imbabura e na margem esquerda rio Tahuando. Está localizada aproximadamente 72 km a nordeste de Quito. É conhecida como “Cidade Branca”, devido a sua arquitetura colonial. Tem praças, parques e igrejas como a de Sao Domingos. Vale a pena visitar o Museu Caranqui onde nasceu o imperador Inca Atahualpa. O último Rei inca e o Museu do Banco Central do Equador com sua coleção de arqueología e arte sacra. Belas igrejas e edifícios públicos foram construídos, mas um devastador terremoto em 16 de agosto 1868 destruiu muitos deles, e forçou a cidade a ser refundada em 1872. Baseada nesta nova data de fundação, Ibarra é a mais nova cidade do Equador.
HOTÉIS
Hostal Los Nogales .- Endereço: Sucre e Plaza (em San Antonio de lbarra). Reservas: tel. 932000.
Nuevo Colonial .- Endereço: Olmedo e GRIJALVA 5-19. Reservas: tel. 952918.
Residencial Madrid .- Endereço: Oviedo 857 e Moncayo. Reservas: tel. 951760.
El Retorno .- Endereço: Pasaje Pedro Moncayo 4-32, entre Sucre e Rocafuerte. Reservas: tel. 957722

TULCÁN
Situado na província de Carchi, Tulcan é o ponto de entrada para o extremo norte do país na Colômbia apenas 6 km de distância juntamente com um mercado atraente aos domingos. A população é apenas 53.000 e da cidade é de uma elevação de 3000m acima do nível do mar. As ruas são geralmente muito longos e estreitos e cheios entre as casas dos moradores locais.
A maior atração que remonta a 1936 para os turistas aqui é o cemitério jardim topiário caracteriza uma grande variedade de formas e imaginativas formas incluindo anjos, animais e figuras geométricas e está situado a 2 quarteirões do Parque, Parque Ayora e vale bem uma visita. O falecido criador Ir. José Franco quem é efetivamente estabelecidas para descansar no cemitério esquerda um intrigante escrito hino do seu topiário cemitério que afirma "Em Tulcan, um cemitério tão bonita que ele convida um a morrer". Hoje, os cinco filhos do Sr. Franco continuar com sua família topiário tradição e estão a fazer um grande trabalho no sculpturing estas formas requintadas.

FRONTEIRA EQUADOR E COLÔMBIA
Na fronteira - O visto que você vai receber na fronteira são passes para 30 ou 90 dias ou passes diários para Ipiales e devem ser todas carimbadas no seu passaporte, sem esse processo, você não Terá possibilidade de retorno e risco graves consequências. Em ambos os lados da fronteira são trocadores de dinheiro, mudar um pouco, uma vez que estas não são as melhores taxas. Nas imediações tem a ponte natural de Rumichaca ao longo do rio Carchi, que é a localização de um posto de fronteira entre Colômbia e Equador. A poucos quilómetros a nordeste da Colômbia, o santuário de Nossa Senhora de Las Lajas ("Nossa Senhora da pavimentação") é visitado por muitos peregrinos provenientes de ambos os países.

PRINCIPAIS FOTOS DO EQUADOR

CLICK AQUI PARA MAIS FOTOS DO EQUADOR


MAPAS DO EQUADOR





















_____________________________________________________________________________________________________________________________

Receba atualizações, participe deste blog, cadastre-se abaixo