VENEZUELA

VENEZUELA - PEQUENA VENEZA
Distância a ser percorrida aproximadamente 3.000 km.
A Venezuela (oficialmente República Bolivariana da Venezuela) sua capital é a cidade de Caracas. O Estado venezuelano é uma república federal presidencialista, protocolou seu pedido de adesão ao Mercosul em 4 de julho de 2006. A Moeda é o Bolivar Venezuelano. A lingua oficial é o Espanhol, mas existem numerosas línguas indigenas e as linguas introduzidas pelos imigrantes. Presidente atual Hugo Chavez. Localização: norte da América do Sul. Cidades Principais: Caracas, Valencia, Barquisimeto e Ciudad Guayana.A Venezuela conta com uma geografia bastante variada: praias, planícies e montanhas. O clima também varia muito de um lugar para o outro. Podemos dizer que há um clima para cada gosto. Alonso de Ojeda, Américo Vespúcio e Juan de la Cosa foram os primeiros a explorar a costa da Venezuela em 1499. No dia 24 de Agosto desse ano chegaram ao que é hoje o Lago de Maracaibo, onde encontraram nativos cujas casas estavam construídas sobre estacas de madeira fixas no lago (palafitas). Vespúcio, que era italiano, achou aquelas construções semelhantes às da cidade de Veneza e por isso chamou a região de Venezuela, ou seja, Pequena Veneza. O código da internet .VE. - Fuso Horário: - 1h

Embaixada da Venezuela no Brasil
SES Av. das Nações, Qd 803 Lote 13.
CEP 70451-900 - Brasília - DF
Telefone: (55)(61) 2101-1011
Fax: (55)(61) 3321-0871
Site: emb@embvenezuela.org.br

Embaixada do Brasil na Venezuela
Calle Los Chaguaramos con Avenida Mohedano
Centro Gerencial Mohedano - Piso 6
Caracas – Venezuela - CEP: 1060
Telefone: (0058212) 261-7553/5505/6529/2433/3457
Fax: (0058212) 261-9601 - Caixa Postal: 3977
Email: brasembcaracas@cantv.net
Site: http://www.embajadabrasil.org.ve/

FERIADOS
01/01 - Día de Ano Novo
06/01 - Dia de Reis Magos
Fev/Mar - Carnaval
19/03 - Dia de São José
19/04 - Começo do movimento pela independência em 1810
01/05 - Dia do Trabalhador
24/06 - Batalha de Carabobo Conquista da independência.
05/07 - Dia da Independência.
03/08 - Dia da Bandeira
12/10 - Dia da Resistência Indígena. Anteriormente este dia era chamado "Día de la Raza" e celebrava a chegada de Cristóvão Colombo à América.
01/11 - Dia de Todos os Santos
17/11 a 19/11 de Novembro - Féria de La Chinita, Apenas na região de Zulia; celebra o milagre de Nossa Senhora do Rosario de Chiquinquirá.
08/12 - Imaculada Conceição
24/12 - Véspera de Natal Nascimento de Jesus (Divino Niño).
31/12 - Nochevieja Noite de S. Silvestre - Último dia do ano.

BRASÃO DAS ARMAS - MODELO DO DINHEIRO





















ROTEIRO COMPLETO (percorrer aproximadamente 3.000 km)
1. FRONTEIRA COM A COLÔMBIA
2. SANTO ANTONIO DEL TACHIRA
3. LA FRIA
4. MÉRIDA
5. BARQUISIMETO
6. SAN FELIPE
7. MORON
8. BOCA DE AROA
9. TUCACAS
10. PUERTO CABELLO
11. MARACAY
12. CARACAS
13. BARCELONA
14. PUERTO LA CRUZ (FERRY BOAT)
15. ISLA MARGARITA
16. PUERTO LA CRUZ (FERRY BOAT-RETORNO)
17. ANACO
18. EL TIGRE
19. CIUDAD BOLIVAR
20. GUASIPATI
21. TUMEREMO
22. EL DORADO
23. ANGEL FALLS
24. LUEPA
25. SANTA ELENA DE UAIRÉN
26. FRONTEIRA COM O BRASIL

AS CIDADES DA VENEZUELA E O QUE VISITAR

FRONTEIRA COLOMBIA COM VENEZUELA
A Ponte Simon Bolivar International é a principal via terrestre que liga a Colômbia à Venezuela. Erguendo-se sobre o rio Táchira , que nessa fase de seu curso marca a fronteira entre as duas nações. Esta estrutura é compartida por ambos países. Tem 315 metros de comprimento, 2 pistas e uma largura de 7,3 metros. Esta estrutura é de grande importância para as economias de ambas as nações, que passa por 80% das exportações da nação colombiana ligado para a nação venezuelana. A ponte liga as cidades colombianas de San José de Cúcuta , e Villa del Rosario , no departamento de Norte de Santander (Colômbia) com as cidades venezuelanas de San Antonio e San Cristobal no estado de Táchira (Venezuela). Não vacilar na fronteira, ladrões e espertalhões tem aos montes!!

SANTO ANTONIO DEL TACHIRA
San Antonio del Táchira é a capital do Município Bolívar, localizado no Estado Táchira, Venezuela. Esta cidade, de tamanho pequeno, tem movimento econômico grande por estar na fronteira. O contrabando é também parte da economia desta região de fronteira representada pelas diferenças de câmbio mais baixa em alimentos e bebidas. O subsídio da gasolina na Venezuela é um custo 10 vezes menor do que em Colômbia. Essa fronteira é considerada uma das mais ativas da América Latina.

MÉRIDA
Mérida (nome completo Santiago de los Caballeros de Mérida) é uma cidade Venezuelana, capital do Municipio Libertador e do Estado de Mérida. A cidade propriamente dita é o maior centro estudantil e turístico do ocidente venezuelano, sede da prestigiosa Universidade de Los Andes e ostentando o teleférico mais alto e segundo mais longo do mundo. A cidade situa-se a 1 600 m de altitude sobre uma meseta encravada no vale do rio Chama, que a percorre de um lado ao outro. Como fundo ergue-se no horizonte o cume mais elevado do país: o pico Bolívar. É uma das principais localidades dos Andes venezuelanos.

BARQUISIMETO
Barquisimeto (pronúncia espanhola: [barkisimeto] ) é a capital do Estado de Lara localizado no centro-oeste da Venezuela , a meio caminho entre Caracas e Maracaibo no Rio Turbio. Barquisimeto é atualmente uma cidade moderna, sendo a quarta cidade em número de habitantes. Sua importância radica em que é o centro das comunicações, indústrias e agricultura do centro ocidente da Venezuela. O símbolo por excelência de Barquisimeto é seu obelisco, que se encontra no oeste da cidade na via no sentido de Carora e Maracaibo. Mas está emergindo outro ícone que é o pavilhão da Venezuela na exposição de Hannover, elaborado por o arquiteto Fruto Vivas, denominado a “Flor de Hannover” por sua forma de flor.
SAN FELIPE
Existe uma bifurcação antes na ruta 03, seguir sentido Mirimire depois San Juan de los Cayos

_________________________________________________________________________________________________________________________________

MAPAS DOS PARQUES MORROCOY E CHICHIRIVICHE













__________________________________________________________________________________________________________________________________

MORÓN
Desta cidade chegamos ao mar caribenho e seguir sentido Chichirriviche para visitar o Parque Nacional de Morrocoy
MORROCOY – PARQUE NACIONAL
Neste parque existe a bacia de Chichiriviche e também a bacia de Tucacas, ambos possuem ilhas maravilhosas que estão discriminadas abaixo. São dezenas de ilhas para serem visitadas por barco. Não deixar de visitar!!
CHICHIRIVICHE
Esta localizada no estado de Falcón. Apresenta grandes atrativos turísticos, por ser um dos pontos de partida dos barcos para o Parque Nacional Morrocoy.
Suas ilhas são Cayo Borracho, Cayo Sal, Cayo Muerto, Cayo Peraza, Caio Pelon, Pta Varadero, Mayorquina e Cayo Sombrero, algumas delas tem as fotos abaixo:











RESERVA NATURAL DE CUARE
Deixando Chichiriviche ao sul é uma entrada do mar com uma parede de pedra que cai diretamente no mar sem terra. Em uma das suas entradas encontramos a caverna do índio. Um pequeno cais permite chegar de barco as cavernas mais baixas e grutas. Esta caverna está aberta, depois de passar entre as pedras, você vê uma enorme parede de pedra com estalactites. A vegetação abundante devido ao calor e umidade, parece vir de toda parte, há algumas gravuras que mostram a existência de uma civilização anterior à nossa e que são muito interessantes para ver. Depois desta visita, continue a sua caminhada através da Reserva Natural, onde se pode desfrutar o santuário marinho da Virgem e todas as aves que fazem Chichiriviche um lugar muito especial.

TUCACAS
Aproximadamente 15 mil habitantes, é uma cidade feia, suja e, infelizmente, com pessoas que não são muito simpáticas, é de dar tristeza em saber que ali existe um grande potencial turístico jogado a traças. O grande visual é visitar as ilhas, na Bacia de Tucacas temos a opção de visitar o restante das ilhas do Parque Nacional de Morrocoy tudo de barco, negocie bastante com os barqueiros, existe toda infra-estrutura nas ilhas, algumas fotos das ilhas abaixo:











SAINDO DE TUCACAS EM DIREÇÃO A BOCA DE AROA
Saindo de Tucacas passar por Boca de Aroa ainda beirando o Mar do Caribe em direção novamente a Moron.
Chegando em MOROM passar direto pela cidade e seguir sentido a cidade de VALÊNCIA.
Depois passar por todas estas cidades GUACARÁ, NARJARA e MARACAY, sempre beirando o lago de Valência, passar por SAN MATEO, LA VICTÓRIA, EL CONSEJO, PARACOTOS tudo pela RUTA 01 até a capital Venezuelana CARACAS.
Sempre atento ao trânsito que é caótico.

CARACAS
A capital, Caracas, tem uma população de mais de 4 milhões de habitantes e é o centro político e econômico do país. É uma cidade muito diversa, já que conta com uma grande quantidade de parques, praças, arquitetura moderna e colonial, igrejas, passeios, bulevares, centros comerciais, etc. Desta maneira, oferece aos residentes caraquenhos e a turistas o melhor de sua cultura e serviços. Na zona ocidental, encontram-se Maracaibo (a capital do petróleo), Barquisimeto (a cidade dos crepúsculos), Mérida (centro turístico e estudantil), São Cristóvão, Valência e Maracay. Na zona oriental, encontramos Maturín (que começa a disputar com Maracaibo o título da mais importante cidade petrolífera), Porto La Cruz (centro turístico e petroleiro) e El Tigre. Ao sul estão situadas as cidades de Bolívar e Guayana (centro siderúrgico por excelência). A cidade sofre com vários problemas comuns a metrópoles de países subdesenvolvidos, como a desorganização do tecido urbano, áreas verticalizadas e outras que sofrem com a carência de infra-estrutura e desenvolvimento (favelas), violência, entre outros.
Saindo de Caracas seguir para cidade de Barcelona, passando pelas cidades de Maiquetia

MAIQUETÍA
Maiquetía é uma cidade da Venezuela localizada no estado de Vargas e no município de Vargas. Ela fica a beira do mar do Caribe, Maiquetía é a capital da paróquia de Maiquetía. Maiquetía sedia o principal aeroporto do país, que serve Caracas, o Aeroporto Internacional Simón Bolívar.

Saindo de Maiquetía segue-se pela ruta 02 até Barcelona, beirando o mar do Caribe, passando pelas cidades LA GUAIRA, MACUTO, CARABALLEDA, NAIGUATÁ, LA SABANA, ARICAGUA, CARENERO, HIGUEROTE. Depois seguir pela RUTA 08 passando pelas cidades de MAMPORAL, SAN JOSÉ DE BARLOVENTO, seguindo ainda pela ruta 08 até a cidade de EL GUAPO inicio da RUTA 09. Na RUTA 09 seguir sentido as cidades CUPIRA, BOCA DE UCHIRE, PUERTO PIRITU e finalmente BARCELONA.

BARCELONA
Barcelona é um porto no Mar do Caribe.
É a capital do estado Anzoátegui.
Uma das cidades de maior tradição no oriente venezuelano é Barcelona, capital do Estado de Anzoátegui.
Foi fundada em 1671 por colonizadores Catalanes, convertendo-os no que agora conhecemos como Barcelona, cidade que conserva seu espírito colonial. Constitui uma das mais importantes áreas urbanas da Venezuela.
Saindo de BARCELONA rumar em direção a cidade de PUERTO LA CRUZ e tomar o FERRY BOAT até ISLA MARGARITA.

PUERTO LA CRUZ
Esta cidade é um dos maiores atrativos turísticos da Venezuela.
As praias que estão fora da cidade, como Ilha de Prata, Conoma e Arapito, possuem uma beleza inigualável, sendo porta de entrada de um dos parques mais bonitos do país.
Do porto parte o principal ferry boat que une Isla Margarita com o continente e, também se pode navegar pelas ilhas que rodeiam a cidade, entre elas Lãs Chimanas, Cachicamo e Borracha.
Em seus canais estabeleceram-se áreas urbanas elegantes, com embarcadouros próprios.

FERRY BOAT - CONFERRY
Existem 02 tipos de barcos, o rápido e o lento, com suas variações de preços conforme o tipo de classe que você deseja viajar. Próximo ao porto existe uma central da Conferry, aonde vc compra as passagens, a fila é imensa!! Não esqueça de quando chegar no balcão estar munidos de todos seus documentos (passaporte, RG, documentos da moto e etc...)
Sites com mais informações:
Site Oficial: http://www.conferry.com/
Valores das passagens: http://extsw1conf.conferry.com/extranet/paginas/publicos/tarifas.aspx


ISLA MARGARITA – NUEVA ESPARTA
Existem três jeitos de chegar à Isla Margarita. De ferry boat partindo de Puerto La Cruz, Cumaná ou de La Guaira (essa cidade é pertinho de Caracas, mas essa rota nem sempre está ativa), ou de avião de diversos lugares da Venezuela e do mundo.
A viagem de ferry leva aproximadamente de 4 a 2 horas partindo de Puerto La Cruz. O ferry boat é confortável, o custo é de US$ 10 a 20/pessoa dependendo se ferry express ou convencional, que levam respectivamente 2 e 4 horas de viagem.
A Ilha de Margarita (em espanhol Isla de Margarita) é uma ilha da Venezuela situada no mar do Caribe, à nordeste de Caracas, a capital do país. É um dos destinos turísticos preferidos da Venezuela.

A capital é a cidade de La Asunción, situada no vale homónimo. As indústrias principais são o turismo, pesca e construção civil. A ilha é habitada por cerca de 420.000 pessoas. Margarita é um lugar excelente para passear. Castelos, igrejas, a natureza e, o melhor, tudo muito perto ou por caminhos muito bonitos.
Uma das melhores atrações de Margarita é a visita ao parque nacional Laguna de La Restinga.
Toma-se uma pequena lancha que vai entre "manglares" e chega-se a uma praia imensa de vários quilômetros.
Outros lugares para visitar na Ilha: Laguna de la Restinga, Cerro Guayamurí , Monumento Natural Cerro Matasiete, Parque Nacional Cerro Copey, Laguna de las Marifes, Monumento Natural Tetas de Maria Guevara, Cueva El Tirano, Puerto Fermín, Cueva del Bufón, Punta Ballena, Pampatar.

CUMANÁ
Cumaná situa-se na desembocadura do Rio Manzanares.
È uma cidade bastante plana, dominada por uma colina que tem um castelo de onde se pode ver uma linda vista de toda a cidade até o Golfo de Cariaco, que separa a terra firme da península de Araya. Uma das maiores atrações turísticas de Cumaná é, sem dúvida alguma, o castelo que domina a cidade e a entrada ao golfo de Cariaco.
Como curiosidade podemos dizer que hoje em dia o castelo encontra-se bem longe do mar, o que não é muito lógico se tivermos em conta que os castelos eram construídos principalmente para proteger a cidade de embarcações inimigas.
A explicação é que o mar afastou e o que é hoje a parte nova da cidade era, antigamente, mar.

SAINDO DE ISLA MARGARITA POR PUERTO LA CRUZ


O destino é a CIUDAD BOLIVAR, utilizar a RUTA 16, passando pelas cidades: SAN MATEO, ANACO, EL TIGRE, LA VIUDA, SOLEDAD e ainda pela RUTA 16 a cidade CIUDAD BOLIVAR.





CIUDAD BOLIVAR
Ciudad Bolívar é uma cidade venezuelana, capital do estado de Bolívar e do município de Heres. Nas ruas, praças e museus da cidade de Bolívar o visitante encontra muito da história do país.
Conhecida anteriormente como Angostura, por estar localizada em um dos lugares onde o Rio Orinoco" fica mais estreito, ela foi a sede de várias batalhas e umas das primeiras zonas do país a ser libertada dos espanhóis durante a independência.
Outro monumento histórico, mas de significado posterior à época da independência, é o "Forte Zamuro", fundamental para a vitória da cidade de Bolívar e onde terminou a revolução libertadora, em 1903.


CIUDAD GUAYANA – PUERTO ORDAZ Y SAN FÉLIX
Construído em 1952, como base administrativa da Companhia de Mineração do Orinoco e de onde se embarcava o ferro para os mercados internacionais, Porto Ordaz é hoje em dia uma das cidades de maior crescimento e , também , uma das mais modernas do país. é, sem dúvida, a cidade melhor planejada da Venezuela. Nela se encontram as companhias mais importantes tanto para a exploração como para a produção do ferro e do alumínio, principais produtos de exportação do país, depois do petróleo. Da união desta cidade com São Felix e com a zona industrial, nasce a Cidade Guiana, em 1961. Ë nesta cidade que ocorre a união de dois dos rios mais importantes do país, o Caroni e o Orinoco, criando uma zona denominada Caronoco, em honra a esta confluência. Desde uma das pontes que une o Porto Ordaz com São Felix, pode-se avistar esta união. Entre os atrativos da cidade estão os parques Cachamay e Llovizna, onde podem ser vistas exuberantes e imponentes cascatas e onde podemos desfrutar da vistosa vegetação e dos lindos caminhos de ambos os parques, que proporcionam relaxantes momentos de descontração junto à natureza.

EL DORADO
Saindo de Ciudad Guayana, entrar na RUTA 10, sentido SANTA HELENA DE UAIRÉN, passar pelas cidades: UPATA, SANTA CRUZ,GUASIPATI, EL CALLAO, TUMEREMO, SUA SUA até chegar a cidade de EL DORADO.
O Eldorado (ou akator em maia) é uma antiga lenda narrada pelos índios aos espanhóis na época da colonização das Américas.
Falava-se de uma cidade cujas construções seriam todas feitas de ouro maciço e cujos tesouros existiriam em quantidades inimagináveis.

Eu até procurei, mas não achei o tal tesouro......

SALTO ANGEL
No setor ocidental do parque nacional Canaima, encontra-se o Auyantepuy, um dos tepuyes mais conhecidos. (Os tepuyes são essas montanhas chatas que terminam com imensas paredes verticais.) Desse tepuy nasce o Salto Angel, com 979 metros de queda de água livre, o mais alto do mundo. A paisagem do outro lado do Salto. Tem duas formas de ver o Salto Angel. Uma delas é do ar, em avioneta e a outra é em uma excursão que parte do porto Ucaima em Canaima, e que demora mais de 3 horas navegando pelo rio Carrao e depois pelo Churún. Do rio Churún, até o miradouro do Salto Angel, deve-se caminhar aproximadamente uma hora através da floresta


SANTA HELENA DE UAIRÉN

Santa Elena de Uairén é uma cidade venezuelana, de colonização espanhola, capital do município de Gran Sabana.
Fica a 15 km da fronteira com o município brasileiro de Pacaraima, no estado de Roraima.
A cidade foi fundada em 1929, sua principal atividade econômica é a extração de diamantes. Seus atuais moradores são as famílias dos homens que trabalhavam nas minas de diamantes.
É um ponto de interesse para empreendedores que querem começar um negócio.


ADUANA VENEZUELA/BRASIL










O próximo destino é PACARAIMA em RORAIMA no BRASIL.













PRINCIPAIS FOTOS DA VENEZUELA

CLICK AQUI PARA MAIS FOTOS DA VENEZUELA




MAPAS DA VENEZUELA




______________________________________________________________________________________________________________________________

Receba atualizações, participe deste blog, cadastre-se abaixo