A MOTOCICLETA




A MOTOCICLETA


TÉNÉRÉ 600cc - ano 1989


"La Tenebrosa ou Minha Carniça"


Manual Ténéré XT600Z (português)


click no link abaixo




 
 
 
__________________________________________________________________________________

DADOS APROXIMADOS:
MOTOR - 1 cilindro, 4 tempos, refrigerado a ar; comando no cabeçote, 4 válvulas.
Diâmetro e curso, 95 x 84 mm. Cilindrada, 595 cm³. Taxa de compressão, 8,5:1.
Potência máxima, 42 cv a 6.500 rpm. Torque máximo, 5,1 m.kgf a 5.500 rpm.
Um carburador; partida elétrica e pedal.
CÂMBIO - 5 marchas; transmissão por corrente.
FREIOS - dianteiro a disco; traseiro a tambor.
QUADRO - tipo diamante, com motor estrutural, em aço.
SUSPENSÃO - dianteira, telescópica pneumática; traseira, monomola.
PNEUS - dianteiro, 90/90 S 21; traseiro, 120/80 S 18.
DIMENSÕES - comprimento, 2,21 m; entre eixos, 1,45 m; altura do banco, 890 mm;
TANQUE - capacidade de 22 l;
PESO -  a seco 170 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 163 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 7,5s.
__________________________________________________________________________________

A MOTOCA – LA TENEBROSA - "A CARNIÇA"
Na preparação da moto tomei alguns cuidados que acredito ser o mínimo necessário para literalmente "evitar de ficar pela estrada”. Através da experiência que possuo em viagens anteriores e pelos grandes ou pequenos problemas que tive que enfrentar na quebra da minha parceira e também por problemas que outros viajantes me relataram, procuro sempre realizar um check list, abaixo relacionado e discriminado.
estes itens abaixo são obrigatórios de estarem "zerados" no momento da partida, 000 km mesmo!!! Principalmente quando a moto for usada e existir alguns km marcando no painel, no meu caso a minha parceira tem 22 anos e muitos, muitos km de história!
Check list ...
 Pneus e câmeras de ar dianteiro e traseiro;
 Lona de freio traseiro e pastilha do freio dianteiro;
 Sistema de Transmissão (coroa, corrente e pinhão);
 Óleo do motor e o filtro do óleo;
 Filtro de ar;
 Filtro do combustível;
 Mangueiras de combustível e do sistema de óleo do motor;
 Rolamentos das rodas e da caixa de direção;
 Bateria;
 Fluido do freio dianteiro e também o conjunto de mangueira e conexões do freio;
 Chicote e todo o sistema elétrico.
 Todas as lampadas;
 Amortecedor traseiro, embuchamento e lubrificação;
 Bengala e seus retentores;
 Bomba de combustível;
 Carburador e todo conjunto (bóias, agulhas, difusores e etc...)





 ___________________________________________________________________________

TODOS OS DETALHES  ...



_____________________________________________________________________________________

MODIFICAÇÕES NA MOTOCA PARA A EXPEDIÇÃO
 Reforço com barras de ferro no quadro em pontos estratégicos para evitar quebras e trincas e suportar o peso extra;
 Substituição do amortecedor original por amortecedor com maior poder de suportar e absorver peso extra;
 02 faróis de milha presos através de um suporte fixado na bengala na mesma altura do farol original;
 Reforço com solda no bagageiro (churrasqueira);
 Nos Pneus a vacina Anti-Furo (Verdinha);
 02 tanques de combustível sobressalentes com capacidade aproximada de 10 litros cada;
 Lub-Jet sistema exclusivo de lubrificação á óleo da corrente de transmissão com a moto em movimento;
 Suporte para o GPS, MP3 e filmadora;
 01 descanso lateral do lado direito da motocicleta, transformando-se em um cavalete;
 Dispositivo “acendedor de cigarro”, para carregar a bateria de equipamentos elétricos e ser utilizado também como tomada 12v;
 Dispositivo “USB” para carregar o GPS e outros eletrônicos com encaixe para o acendedor de cigarro;
 Instalação da bussola, termômetro e relógio.
_________________________________________________________________________________



________________________________________________________________________________________

PEÇAS DE REPOSIÇÃO PARA A MOTOCICLETA
 01 cdi;
 01 relê do pisca;
 02 filtros de óleo;
 02 camaras de pneu sendo 01 aro 18 e 01 aro 17;

 01 extator;
 01 lona (freio traseiro);
 01 pastilha (freio dianteiro);
 02 manetes (01 esquerdo e 01 direito);
 02 filtros de gasolina;
 10 raios roda traseira;
 10 raios roda dianteira;
 01 jogo de discos da embreagem;
 01 lâmpada do farol;
 02 lampadas da lanterna/freio;
 02 lampadas de pisca;
 01 cabo de embreagem;
 01 cabo do acelerador;
 01 cabo do velocímetro;
 01 pneu (não levei é facil de ser encontrado nas cidades);
 03 emendas de correntes e 20 cm de corrente;
 01 pinhão;
 01 cachimbo;
 Fusíveis diversos;
 02 metros de mangueira de combustível;
 02 válvulas de câmeras dos pneus.


ALGUNS CUIDADOS A MAIS COM A MOTOCA ANTES DE PARTIR ...
 Verificar o quadro (trincas, alinhamento, rachaduras, quebra de soldas e outros);
 Verificar o Motor (vazamentos, barulhos, juntas, regulagens, literalmente abrir e dar uma “olhada”)
 Mangueiras do óleo (vazamentos, conexões, furos, ressecada, tempo de uso, etc);
 Reaperto de todos os parafusos e porcas, utilizar um fluido vermelho (conhecido como trava-rosca);
 Nas lentes dos piscas passar a fita adesiva “contact”, para evitar de perder a lente;
 Fixar bem a lanterna traseira e quando possível reforçar a fixação pelo mesmo motivo das lentes dos piscas;
 Cuidado ao inserir equipamentos elétricos na moto por causa do consumo da bateria.

.......................................................................................................................................................................................................................

ANTIGA E NOVA GERAÇÃO DA TÉNÉRÉ

MODELOS ANTIGOS


XT 500cc

FABRICAÇÃO 1975










FABRICAÇÃO 1976























FABRICAÇÃO 1977













FABRICAÇÃO 1978










FABRICAÇÃO 1979













FABRICAÇÃO 1980 e 1981










FABRICAÇÃO 1982










FABRICAÇÃO 1986 e 1988










.......................................................................................................................................................................................................................
XT TÉNÉRÉ 600Z - Fase 1



































.......................................................................................................................................................................................................................
XT TÉNÉRÉ 600Z - Fase 2
































.......................................................................................................................................................................................................................
XTZ SUPER-TÉNÉRÉ 750cc










MODELOS DO RALLY DAKAR













.......................................................................................................................................................................................................................
MODELOS NOVOS

NOVA GERAÇÃO DA TÉNÉRÉ

TÉNÉRÉ 250cc
LINHA 2011









.......................................................................................................................................................................................................................
LINHA 2012


















.......................................................................................................................................................................................................................
TÉNÉRÉ 660cc


XTZ 660cc - TÉNÉRÉ COMPETITION WHITE com ABS








XTZ 660cc - TÉNÉRÉ MIDNIGHT BLACK com ABS








XTZ 660cc - TÉNÉRÉ DESERT KHAKI










XTZ 660cc - TÉNÉRÉ MATT GREY









XTZ 660cc - TÉNÉRÉ WHITE









XTZ 660cc - TÉNÉRÉ POWER BLUE








XTZ 660cc - TÉNÉRÉ BLACK











XTZ 660cc - TÉNÉRÉ COMPETITION WHITE











XTZ 660cc - TÉNÉRÉ RALLY & PROTÓTIPOS









.......................................................................................................................................................................................................................
SUPER TÉNÉRÉ 1.200cc

XTZ 1200cc SUPER TÉNÉRÉ POWER BLUE









XTZ 1200cc SUPER TÉNÉRÉ MIDNIGHT BLACK








XTZ 1200cc SUPER TÉNÉRÉ COMPETITION WHITE








XTZ 1200cc SUPER TÉNÉRÉ SILVER TECH








XTZ 1200cc SUPER TÉNÉRÉ MATT GREY








FAMILIA TÉNÉRÉ NACIONAL




.......................................................................................................................................................................................................................


em breve mais atualizações....

Receba atualizações, participe deste blog, cadastre-se abaixo