A MOTOCICLETA
TÉNÉRÉ 600cc - ano 1989
"La Tenebrosa ou Minha Carniça"
Manual Ténéré XT600Z (português)
click no link abaixo
__________________________________________________________________________________
DADOS APROXIMADOS:
MOTOR - 1 cilindro, 4 tempos, refrigerado a ar; comando no cabeçote, 4 válvulas.
Diâmetro e curso, 95 x 84 mm. Cilindrada, 595 cm³. Taxa de compressão, 8,5:1.
Potência máxima, 42 cv a 6.500 rpm. Torque máximo, 5,1 m.kgf a 5.500 rpm.
Um carburador; partida elétrica e pedal.
CÂMBIO - 5 marchas; transmissão por corrente.
FREIOS - dianteiro a disco; traseiro a tambor.
QUADRO - tipo diamante, com motor estrutural, em aço.
SUSPENSÃO - dianteira, telescópica pneumática; traseira, monomola.
PNEUS - dianteiro, 90/90 S 21; traseiro, 120/80 S 18.
DIMENSÕES - comprimento, 2,21 m; entre eixos, 1,45 m; altura do banco, 890 mm;
TANQUE - capacidade de 22 l;
PESO - a seco 170 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 163 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 7,5s.
__________________________________________________________________________________
A MOTOCA – LA TENEBROSA - "A CARNIÇA"
Na preparação da moto tomei alguns cuidados que acredito ser o mínimo necessário para literalmente "evitar de ficar pela estrada”. Através da experiência que possuo em viagens anteriores e pelos grandes ou pequenos problemas que tive que enfrentar na quebra da minha parceira e também por problemas que outros viajantes me relataram, procuro sempre realizar um check list, abaixo relacionado e discriminado.
estes itens abaixo são obrigatórios de estarem "zerados" no momento da partida, 000 km mesmo!!! Principalmente quando a moto for usada e existir alguns km marcando no painel, no meu caso a minha parceira tem 22 anos e muitos, muitos km de história!
Check list ...
Pneus e câmeras de ar dianteiro e traseiro;
Lona de freio traseiro e pastilha do freio dianteiro;
Sistema de Transmissão (coroa, corrente e pinhão);
Óleo do motor e o filtro do óleo;
Filtro de ar;
Filtro do combustível;
Mangueiras de combustível e do sistema de óleo do motor;
Rolamentos das rodas e da caixa de direção;
Bateria;
Fluido do freio dianteiro e também o conjunto de mangueira e conexões do freio;
Chicote e todo o sistema elétrico.
Todas as lampadas;
Amortecedor traseiro, embuchamento e lubrificação;
Bengala e seus retentores;
Bomba de combustível;
Carburador e todo conjunto (bóias, agulhas, difusores e etc...)
___________________________________________________________________________
TODOS OS DETALHES ...
_____________________________________________________________________________________
MODIFICAÇÕES NA MOTOCA PARA A EXPEDIÇÃO
Reforço com barras de ferro no quadro em pontos estratégicos para evitar quebras e trincas e suportar o peso extra;
Substituição do amortecedor original por amortecedor com maior poder de suportar e absorver peso extra;
02 faróis de milha presos através de um suporte fixado na bengala na mesma altura do farol original;
Reforço com solda no bagageiro (churrasqueira);
Nos Pneus a vacina Anti-Furo (Verdinha);
02 tanques de combustível sobressalentes com capacidade aproximada de 10 litros cada;
Lub-Jet sistema exclusivo de lubrificação á óleo da corrente de transmissão com a moto em movimento;
Suporte para o GPS, MP3 e filmadora;
01 descanso lateral do lado direito da motocicleta, transformando-se em um cavalete;
Dispositivo “acendedor de cigarro”, para carregar a bateria de equipamentos elétricos e ser utilizado também como tomada 12v;
Dispositivo “USB” para carregar o GPS e outros eletrônicos com encaixe para o acendedor de cigarro;
Instalação da bussola, termômetro e relógio.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PEÇAS DE REPOSIÇÃO PARA A MOTOCICLETA
PEÇAS DE REPOSIÇÃO PARA A MOTOCICLETA
01 cdi;
01 relê do pisca;
01 relê do pisca;
02 camaras de pneu sendo 01 aro 18 e 01 aro 17;
01 extator;
01 lona (freio traseiro);
01 pastilha (freio dianteiro);
02 manetes (01 esquerdo e 01 direito);
02 filtros de gasolina;
10 raios roda traseira;
10 raios roda dianteira;
01 jogo de discos da embreagem;
01 lâmpada do farol;
02 lampadas da lanterna/freio;
02 lampadas de pisca;
01 cabo de embreagem;
01 cabo do acelerador;
01 cabo do velocímetro;
01 pneu (não levei é facil de ser encontrado nas cidades);
03 emendas de correntes e 20 cm de corrente;
01 pinhão;
01 cachimbo;
Fusíveis diversos;
02 metros de mangueira de combustível;
02 válvulas de câmeras dos pneus.
ALGUNS CUIDADOS A MAIS COM A MOTOCA ANTES DE PARTIR ...
Verificar o quadro (trincas, alinhamento, rachaduras, quebra de soldas e outros);
Verificar o Motor (vazamentos, barulhos, juntas, regulagens, literalmente abrir e dar uma “olhada”)
Mangueiras do óleo (vazamentos, conexões, furos, ressecada, tempo de uso, etc);
Reaperto de todos os parafusos e porcas, utilizar um fluido vermelho (conhecido como trava-rosca);
Nas lentes dos piscas passar a fita adesiva “contact”, para evitar de perder a lente;
Fixar bem a lanterna traseira e quando possível reforçar a fixação pelo mesmo motivo das lentes dos piscas;
Cuidado ao inserir equipamentos elétricos na moto por causa do consumo da bateria.
.......................................................................................................................................................................................................................
ANTIGA E NOVA GERAÇÃO DA TÉNÉRÉ
MODELOS ANTIGOS
XT 500cc
FABRICAÇÃO 1975



FABRICAÇÃO 1976






FABRICAÇÃO 1977




FABRICAÇÃO 1978


FABRICAÇÃO 1979




FABRICAÇÃO 1980 e 1981




FABRICAÇÃO 1982


FABRICAÇÃO 1986 e 1988


.......................................................................................................................................................................................................................
XT TÉNÉRÉ 600Z - Fase 1










.......................................................................................................................................................................................................................
XT TÉNÉRÉ 600Z - Fase 2








.......................................................................................................................................................................................................................
XTZ SUPER-TÉNÉRÉ 750cc


















MODELOS DO RALLY DAKAR




.......................................................................................................................................................................................................................
MODELOS NOVOS
NOVA GERAÇÃO DA TÉNÉRÉ
TÉNÉRÉ 250cc
LINHA 2011




.......................................................................................................................................................................................................................
LINHA 2012






.......................................................................................................................................................................................................................
TÉNÉRÉ 660cc
XTZ 660cc - TÉNÉRÉ COMPETITION WHITE com ABS




XTZ 660cc - TÉNÉRÉ MIDNIGHT BLACK com ABS




XTZ 660cc - TÉNÉRÉ DESERT KHAKI




XTZ 660cc - TÉNÉRÉ MATT GREY




XTZ 660cc - TÉNÉRÉ WHITE




XTZ 660cc - TÉNÉRÉ POWER BLUE




XTZ 660cc - TÉNÉRÉ BLACK




XTZ 660cc - TÉNÉRÉ COMPETITION WHITE




XTZ 660cc - TÉNÉRÉ RALLY & PROTÓTIPOS




.......................................................................................................................................................................................................................
SUPER TÉNÉRÉ 1.200cc
XTZ 1200cc SUPER TÉNÉRÉ POWER BLUE




XTZ 1200cc SUPER TÉNÉRÉ MIDNIGHT BLACK



XTZ 1200cc SUPER TÉNÉRÉ COMPETITION WHITE



XTZ 1200cc SUPER TÉNÉRÉ SILVER TECH




XTZ 1200cc SUPER TÉNÉRÉ MATT GREY



FAMILIA TÉNÉRÉ NACIONAL

.......................................................................................................................................................................................................................
em breve mais atualizações....
01 lona (freio traseiro);
01 pastilha (freio dianteiro);
02 manetes (01 esquerdo e 01 direito);
02 filtros de gasolina;
10 raios roda traseira;
10 raios roda dianteira;
01 jogo de discos da embreagem;
01 lâmpada do farol;
02 lampadas da lanterna/freio;
02 lampadas de pisca;
01 cabo de embreagem;
01 cabo do acelerador;
01 cabo do velocímetro;
01 pneu (não levei é facil de ser encontrado nas cidades);
03 emendas de correntes e 20 cm de corrente;
01 pinhão;
01 cachimbo;
Fusíveis diversos;
02 metros de mangueira de combustível;
02 válvulas de câmeras dos pneus.
ALGUNS CUIDADOS A MAIS COM A MOTOCA ANTES DE PARTIR ...
Verificar o quadro (trincas, alinhamento, rachaduras, quebra de soldas e outros);
Verificar o Motor (vazamentos, barulhos, juntas, regulagens, literalmente abrir e dar uma “olhada”)
Mangueiras do óleo (vazamentos, conexões, furos, ressecada, tempo de uso, etc);
Reaperto de todos os parafusos e porcas, utilizar um fluido vermelho (conhecido como trava-rosca);
Nas lentes dos piscas passar a fita adesiva “contact”, para evitar de perder a lente;
Fixar bem a lanterna traseira e quando possível reforçar a fixação pelo mesmo motivo das lentes dos piscas;
Cuidado ao inserir equipamentos elétricos na moto por causa do consumo da bateria.
.......................................................................................................................................................................................................................
ANTIGA E NOVA GERAÇÃO DA TÉNÉRÉ
MODELOS ANTIGOS
XT 500cc
FABRICAÇÃO 1975



FABRICAÇÃO 1976






FABRICAÇÃO 1977




FABRICAÇÃO 1978


FABRICAÇÃO 1979




FABRICAÇÃO 1980 e 1981




FABRICAÇÃO 1982


FABRICAÇÃO 1986 e 1988


.......................................................................................................................................................................................................................
XT TÉNÉRÉ 600Z - Fase 1










.......................................................................................................................................................................................................................
XT TÉNÉRÉ 600Z - Fase 2








.......................................................................................................................................................................................................................
XTZ SUPER-TÉNÉRÉ 750cc


















MODELOS DO RALLY DAKAR




.......................................................................................................................................................................................................................
MODELOS NOVOS
NOVA GERAÇÃO DA TÉNÉRÉ
TÉNÉRÉ 250cc
LINHA 2011




.......................................................................................................................................................................................................................
LINHA 2012






.......................................................................................................................................................................................................................
TÉNÉRÉ 660cc
XTZ 660cc - TÉNÉRÉ COMPETITION WHITE com ABS




XTZ 660cc - TÉNÉRÉ MIDNIGHT BLACK com ABS




XTZ 660cc - TÉNÉRÉ DESERT KHAKI




XTZ 660cc - TÉNÉRÉ MATT GREY




XTZ 660cc - TÉNÉRÉ WHITE




XTZ 660cc - TÉNÉRÉ POWER BLUE




XTZ 660cc - TÉNÉRÉ BLACK




XTZ 660cc - TÉNÉRÉ COMPETITION WHITE




XTZ 660cc - TÉNÉRÉ RALLY & PROTÓTIPOS




.......................................................................................................................................................................................................................
SUPER TÉNÉRÉ 1.200cc
XTZ 1200cc SUPER TÉNÉRÉ POWER BLUE




XTZ 1200cc SUPER TÉNÉRÉ MIDNIGHT BLACK




XTZ 1200cc SUPER TÉNÉRÉ COMPETITION WHITE




XTZ 1200cc SUPER TÉNÉRÉ SILVER TECH




XTZ 1200cc SUPER TÉNÉRÉ MATT GREY




FAMILIA TÉNÉRÉ NACIONAL

.......................................................................................................................................................................................................................
em breve mais atualizações....